terça-feira, 1 de novembro de 2011

Venga! Bar de Tapas - Rio de Janeiro

No sábado passado, aproveitando que estavamos no Leblon, resolvemos experimentar um bar que a muito tempo estava na nossa listinha: Venga, Bar de Tapas.

Para quem não sabe, as "tapas" são uma tradição na Espanha, é o tira-gosto dos espanhóis! Pedir tapas para acompanhar drinks ou simplesmente reunir os amigos é uma tradição muito forte na cultura espanhola. As tapas podem ser servidas frias ou quentes.
A origem das tapas é incerta, e segundo a lenda, a primeira tapa foi criada na região Andaluzia onde servir uma taça de vinho com um pratinho por cima contendo uma reduzida porção de comida se tornou um hábito para evitar que moscas caíssem no copo. Essa "tapa" tem o sentido literal de "tapar".

Boa parte dos atrativos das tapas se deve ao fato de ser uma das formas mais sociais de comer pois constituem uma refeição completa onde se compartilham vários pratos com a família e os amigos.
 

O Venga fica na Rua Dias Ferreira 113-B Leblon. Não espere um super bar de tapas! Ele é pequeno mas aconchegante também! Mas bar de tapas é assim mesmo!

 
Em uma feliz tentativa de recriar um armazém, no canto direito, tem uma enorme estante com produtos espanhóis de primeira linha à venda: a cervejas (inclusive a Estrela), vinhos, torrones e produtos em conserva.

 
No canto esquerdo tem o balcão onde são preparadas as tapas, algumas ficam expostas na vitrine. E ainda sob o balcão, um grande presunto pata negra (delícia).
 
 
Para começar os trabalhos pedimos uma sangria de vinho branco (vinho branco, refrigerante de limão, conhaque e frutas). Geladinha e delíciosa! ADORO o marido também!
 

De entrada pedimos dois pinchos frios. Os pinchos são tapas presas no palito. O meu era de salmão e do marido era um creme camarão servido no pãozinho.
Pinchos
 
Continuando fomos de Asparrados a la Plancha. Tratava-se de aspargos grelhados, ovo poché com azeite trufado e chips de presundo serrano. Muito bom principalmente o chips de presunto serrano!
Asparrados a la Plancha
 
No próximo prato pedimos Rolitos de Anchoas que eram anchovas enroladas em pão de miga com emmental e mostarda dijon. Também aprovado!
Rolitos de Anchoas
 

Para finalizar pedimos Solomilio de cerdo que era um bife de mignon de porco com molho de queijo azul e tomate confitado. A combinação do porco com o queijo azul era delíciosa!!
Solomilio de cerdo
 
Apesar de sabermos que o churros com chocolate e o mousse de chocolate com azeite e flor de sal eram super cotados como deliciosas sobremesas, resolvemos deixar ela para outro dia.
A conta? Nada muito barato. Cada prato custa na média 18 reais e 500ml de sangria 30 reais. A nossa ficou em torno de 110 reais.
Como conclusão, achamos que valeria mais a pena se fossemos em 4 pessoas para um drink noturno.
Saindo dali fomos cometer o pecado da gula assumido! Resgatar a sobremesa perdida.
Andamos mais a frente do Venga, atravessamos a Av. Ataulfo de Paiva e seguimos um pouquinho da Rua Rita Rudolf. Fomos parar na doceria Colher de pau!
Colherde pau é uma pequena e bem cotada doceria que já ganhou vários premios e uma grande filial em Ipanema. A matriz fica instalada em uma despretenciosa lojinha que ao passar pela calçada você logo reconhece pelo maravilhosos cheiro de chocolate. Não tem como NÃO entrar.
 

Pedimos súbito a estrela da casa: "O" bolo de chocolate!
Mas não é simplesmente um bolo de chocolate qualquer. Sente a cor!
 

Ele é negro, negro, negro e vem com uma super cobertura quente de chocolate. De chorar!! Tenho certeza que você nunca comeu nada assim!
 

Quando você resolver ir, antes de entrar na loja dá uma espiadinha: quase todas as mesas da calçada estão consumindo este bolo
O preço? Custa R$10,00 a super fatia e você vai pagar gargalhando!
Gostou do post? Comente!
Tem dicas para dar? Comente também!
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover