sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Selva di Val Gardena - Itália

Viajar, conhecer novas culturas, novos lugares é uma coisa que me fascina muito. Ter novas experiências ainda mais. A ida a Selva di Val Gardena teve um gostinho muito especial, eu vou contar por que.

A Selva di Val Gardena fica localizada aos pés das Dolomitas, que são uma cadeia de montanhas nos Alpes Italianos, bem na fronteira com a Áustria. 

Era primavera e estavamos em Verona quando o marido perguntou se eu queria conhecer neve. Como nunca havia visto neve antes, ele foi à caça da dita cuja para me proporcionar esta alegria. Fofo! Em busca da neve fomos parar na Selva di Val Gardena.
 

À medida que íamos rumando mais ao norte da Itália, tudo ia mudando. O clima, a paisagem, as pessoas, as comidas...

Aquela região tem uma forte influência Austríaca e Alemã e isso reflete muito nos hábitos e também na alimentação das pessoas.

Depois que conseguimos chegar, ver a neve e conseguir um local para se hospedar (lembre-se era primavera, e as estações de ski estavam fechadas, da mesma forma a rede hoteleira), resolvemos procurar um lugar para comer.

Seguindo a dica da dona do Bed and Breakfast onde nos hospedamos, fomos jantar no restaurante e pizzeria L Ciamin.  Bingo! Um local quentinho e aconchegante, com decoração típica dos Alpes. Muita madeira e tijolos aparentes.

Para saciar minha vontade de beber uma loira gelada de trigo, fomos de Schneider weisse. Sensacionalllllllllll . Meio litro de pura emoção!



Como a fome era negra e não podíamos nos alimentar só de cevada, para entrada pedimos uma salada. 

Seguindo nossa filosofia de tentar comer o mais típico possível, os pedidos foram feitos a partir de sugestões da garçonete.

Schlutzkrapfen

Eu fui de Ravioli ou Schlutzkrapfen que é um ravióli feito com farinha de centeio recheado com espinafre, cebolinha e chucrute murchos na manteiga. São servidos com molho de manteiga e farinha de rosca temperada. Posso garantir que estava delicioso!

O marido pediu os canederli. 

Canederli

Uma coisa muito interessante é que este mesmo prato tem diversos nomes e diversas variações na Europa central.
Chamam-se canederlli na Itália,  Knödel dal na Alemanha e Knedlíky na República Tcheca. Já falei deles neste post aqui.
Eles são um prato da cozinha tcheca sudoriental, Austríaca, Polonesa, Trentina e Altoatesina (Itália), ufa!  
Na Itália são feitos como grossos gnocchi e com uma massa de composição variada. O canederlli do marido era composto de speck (presunto defumado), espinafre, ervas com molho de manteiga e canela.  Ele amou!

Para fechar com chave de ouro, os esfomeados pediram todas as sobremesas do cardápio. Um total de quatro maravilhas.

Tiramisù

 A primeira da passarela foi o tradicional Tiramisù. Vale abrir um parênteses e esclarecer que o leite produzido na região de Trentino é super cremoso, o que torna a experiência de comer um Tiramisù ali, um sonho para qualquer mortal!

Torta de morangos

A segunda sobremesa a se arriscar na nossa mesa foi a torta de morango com chantilly. A massa da torta estava leve como uma pluma, o chantilly nem preciso falar né? E os morangos? Eram “Os morangos”.

Strudel

A terceira menina a chegar foi um clássico da gastronomia Austríaca:  Strudel.
Confesso que não sou muito fã de doces à base de maçãs, porém, sendo a região de Trentino o maior produtor de maçã da Itália, você pode imaginar o sabor e a consistência daquela sobremesa. Tracei fácil!



A quarta e última sobremesa não conseguimos lembrar o nome, mas eram dois bolinhos recheados com calda quente de chocolate e calda de laranja. Muito bom também!

Vale ressaltar que não foram quatro sobremesas para cada um, e sim para dividirmos (senão podem pensar que comemos demais).

Depois de um dia com tantas emoções fomos para o hotel dormir feliz da vida (e acordar com um café da manhã com derivados do leite inimagináveis)!


A Selva di Val Gardena encanta pelas lindas paisagens e ótima comida oferecida. Recomendo a todos que forem à Itália ficar um ou dois dias no local. Nós voltaremos em breve, se Deus quiser, para muita comilança.

O restaurante e pizzeria L Ciamin se localiza na Str. Meisules 64
Espero que tenham gostado!
Até mais e
Buon Appetito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover