terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como se vestir no inverno Europeu – Parte 1

Ninguém conseguira comer bem sentindo frio não é?! Por isso resolvi compartilhar algumas dicas de como se vestir no inverno europeu apesar do foco desse blog ser comida de viagem.
 
Esse ano o inverno na Europa não chegou tão cedo quanto o passado, mesmo assim pegamos temperaturas de até -2 graus, ou seja, friozinho para nós brasileiros.
 
 
A primeira dica importantíssima é nunca, mas nunca mesmo comprar casacos, blusas ou botas de inverno no Brasil. Eles não servem muito por lá e os que servem custam até 3 vezes mais caros!
 
+Botas - um dos itens mais importantes. Se você vai para um lugar onde há possibilidade de nevar compre uma bota apropriada para isso. Ok elas não são as mais bonitas, mas quando o seu pé estiver congelando, molhado e escorregando a cada esquina, você vai querer morrer por não ter uma.
A minha é da marca Antarctica, preta de material impermeável, solado de borracha alto (para transferir menos frio) e o interior de pelúcia bem quentinho. Ah tem também um solado antiderrapante, lembrando que, quando a neve derrete e se solidifica o chão fica MUITO escorregadio. Um solado liso é tombo na certa.
A minha bota comprei em uma loja na Itália da rede Pitarello por 50 euros!
Existem mais baratas e mais caras. Quem quer uma bota fashion (que é a maior febre na Europa) melhor qualidade indico as botas UGG (faixa de 200 euros).
Não se esqueça de comprar 1 ou 2 números acima do seu, já contando que você ira calçar meias super grossas.
 
Botas para neve Antarctica
 
 
+Meias - O seu pé, como qualquer extremidade do seu corpo, tem que ser muito bem protegido, pois é onde você perde mais calor. Se você tem uma grana extra sobrando compre meias térmicas, vai valer o investimento. Senão, você pode usar uma ou duas (ou três) camadas de meias comuns. O ideal é que elas sejam compridas para acompanhar as botas (se forem curtas ficam descendo, embolado e incomodando muito.
 
+Calças -  Para mim esse é o item menos importante do vestuário. Não é na perna que você ira sentir frio, até porque os casacos geralmente vão até o joelho e ajudam proteger. Tem gente que usa jeans. Outros usam jeans e meia calça por baixo. Sinceramente acho as duas opções desconfortáreis e, conforto é uma coisa a se pensar quando se carrega uma bota e um casaco pesado no corpo. Para mim a melhor opção foi, sempre, meia calça fio 200 com legging de malha por cima. Cheguei a vestir um jeans (sem meia-calça por baixo), mas acho desconfortável. Para os homens, jeans, ou uma calca de veludo, penso ser o ideal.
 
+Blusas - Outro item não importante. Se você é muito friorenta invista em uma blusa térmica. Custava na faixa de 24 euros na Itália, mas acredito existirem mais baratas. Senão duas blusas são o suficiente. Houve dias em que eu saí só com uma blusa por baixo do casaco. Nos dias mais frios colocava 3 blusas: uma camiseta, uma blusa de malha de manga comprida e uma de lã com gola alta por cima. Depois cheguei à conclusão que não eram aquelas camadas que me aqueciam. Elas só me tornavam sem mobilidade e me faziam morrerrrrrrr de calor quando entrava em um local fechado. O que realmente me aquecia?
 
+Casaco - Esse é o item mais importante do seu vestuário. Esqueça aqueles casacos lindos de morrer. Para baixas temperaturas só um casaco tipo boneco da Michelin vai te aquecer.
Se você tem grana para comprar mais de um casaco ou faz questão de comprar um sobretudo de lã vou te ensinar a escolher a melhor opção. De qualquer maneira qualquer bom casaco deve ter bolsos para aquecer as mãos (importantíssimo), gola alta e que fecha até em cima, proteção contra vento no punho e capuz.
 
Casaco Impermeável tipo boneco da Michelin
 
1- Casaco impermeável tipo boneco da Michelin: Em todos os lugares que você vai passar existem opções baratas e caras desse casaco. O único que realmente vai te aquecer é um Down Jacket, ou seja, o casaco deve ter o interior revestido de penugens naturais de ganso. Quando mais alta a porcentagem de down mais aquecido você estará. Como saber? Abra o casaco e veja na etiqueta interior a concentração de penugem (down). Os gansos nadam despreocupados em lagos ultra gelados e você utilizando as plumas do bichinho estará protegido também.
Você pode encontrar um casaco desses inclusive em lojas populares (Zara, H&M e afins) custando cerca de 100/120 euros. Se der sorte, pode pegar uma promoção, e o preço cair 30%.
 
Etiqueta de um Down Jacket: 70% de plumas de ganso e 30% de penas de outros animais.

 
2 - Casaco de lã ou sobretudo - são lindos mas não são os mais indicados para quem vai pegar neve e chuva por não serem impermeáveis e nem protegerem tanto quanto os down jackets. Mas se você for viajar para locais não tão frios e chuvosos a melhor maneira de escolher esse tipo de casaco é da mesma maneira do casaco anterior: olhe as etiquetas! Quanto maior a concentração de lã, mais ele te protegerá (e será mais caro também).  Esqueça os casacos de poliéster e não se esqueça dos bolsos e da gola alta fechando em cima. Média de preço: acima de 80 euros.
 
Touca, casaco e cachecol de lã (bota UGG)
+Luva - outro item importantíssimo para proteger mais uma extremidade do seu corpo. Tem pessoas que não gostam, pois o tirar e botar das luvas para tarefas rotineiras como, por exemplo, pegar algo na bolsa se torna cansativo. As luvas de poliéster e lã (faixa de 8 euros) deixam o vento frio passar por causa dos buraquinhos. Acho que as ideais são as de couro de Carneiro (faixa de 25 euros) e de fleece (faixa de 10 euros).
Aos poucos fui me libertando delas, mas, no passeio até a estação de SKI elas foram essenciais.
 
+Cachecol - Item que merece atenção. As lojas te oferecem cada um mais lindo que o outro, de vários modelos. Eu comprei uns de poliéster + lã tipo tricô bem grossos. Adoro mas não são os mais práticos. O ideal é que eles sejam usados por dentro do casaco e, ao menos que você queira realmente parecer um boneco da Michelin e comprar um casaco XXL, o seu cachecol lindo não vai caber ali.  A dica é: compre cachecol de fleece ou de lã na seção masculina das lojas. Eles também farão bonito e vão te aquecer melhor sem te incomodar porque são mais finos. Caso contrario use os maxi cachecóis por fora do casaco.
 
+Proteção para a cabeça - Esse é um item onde a mulher pode usar e abusar do estilo além de ser essencial para o aquecimento do corpo.
Tem touquinha, gorro, chapéu e afins. Um mais lindo que o outro. Confesso que não me dei bem com o gorro comum. Já tenho muito cabelo e detesto qualquer coisa apertando minha cabeça. Nos dias menos frios usei uma faixa de fleece que aquece bem as orelhas sem incomodar.
Nos dias muito frios eu colocava faixa por baixo e um gorro de lã por cima e, às vezes, o capuz do casaco para proteger da chuva.
 
Faixa de fleece, casaco tipo Michelin, bota de neve e uma fafora na neve que só brasileiro sabe fazer kkk

Na verdade o que vai te aquecer mesmo é o seu casaco, porém os outros itens são importantes para que o seu corpo não perca calor.
 
Os preços indicados foram baseados nas minhas compras dos produtos com as devidas qualidades indicadas no post. É claro que você encontrará casacos de 20 ou 30 euros impermeáveis, porém não serão recheados de penas de ganso.
Se você pode, vale o investimento! 
Como sempre falo, no inverno só passa frio quem não tem a roupa apropriada.
 
Espero ter ajudado a quem vai viajar no inverno!
 
Qualquer duvida deixe um comentário que eu respondo com prazer ok?
 

37 comentários:

  1. Se eu não cubro a cabeça quando faz frio e venta começo a sentir uma dor de cabeça insuportável. Embora não seja muito fã de gorrinhos e chapéus é um ítem que não abro mão no inverno.

    Uma outra dica podem ser as calças de veludo, em geral são mais quentes e confortáveis do que as calças jeans tradicionais.

    Parabéns pela dica, muito interessante o post. Beijocas, Babi

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi
    Obrigada pelos parabéns e pela sua dica também!
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog Dani!
    Tenho lido sempre seus posts, são muito proveitosos.
    Amei essas dicas, muito úteis.
    Beijos, Dany!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani
      Obrigada pelos elogios! Se quiser receber nossas atualizações por e-mai é só se inscrever na caixa que fica embaixo da minha foto ali em cima do lado direito. Vc vai receber um email do feedburner é só clicar no link e pronto! A cada publicação você recebera o post direto no seu email. Volte sempre tá?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Amei o post amiga! Foi especialmente útil nesse momento! Desse jeito vai ser fácil enfrentar a máx. de 0º e mín de -8º para o dia da chegada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniele,
    Parabéns pelo blog! Adorei as dicas de roupas de inverno, serão muito úteis para nós! Muito interessante o comentário sobre os forros dos casacos, com penas de ganso!
    Bjs
    Gissele Iulio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gissele fico feliz que tenha gostado ;)

      Excluir
  6. Oi Dani! Suas dicas são ótimas e muito valiosas. Vou para a Europa em outubro e suas informações são muito úteis para o sucesso desse passeio tão esperado. Valeu!!! Bete

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!

    Excelente post. Muito mais explicativo que o de outros blogs que andei lendo!
    Queria aproveitar pra te perguntar uma coisa.
    Como as pessoas se vestem pra trabalhar num frio horroroso desses? Terei que trabalhar numa empresa na Alemanha durante 2 meses e estou perdida pois não sei o que usar no inverno (média de temperatura 5 graus).
    Queria umas dicas!
    Um beijo
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna
      Primeiramente obrigada. Olha as pessoas se vestem normalmente até porque nos locais fechados há calefação então se você coloca muitas roupas quentes quando chegar ao escritório vai querer arrancar tudo rs
      Acho que neste caso é investir em um bom casaco, um sapato impermeável (como uma meia quentinha) e proteger bem a cabeça e as mãos para os deslocamentos.

      Espero ter ajudado

      Excluir
    2. Oi Dani! Ajudou sim! Valeu demais!

      Excluir
    3. Adorei as dicas!!!
      Era tudo que eu precisava saber!!!
      Obrigadooooooooooooooo

      Excluir
  8. Ola Dani!!! Por acidente, me deparei com o seu blog!
    Te confesso, que adorei as suas dicas para o inverno europeu!!!
    Moro na holanda ja a cinco anos e todo ano sofro com o frio intenso.
    Nunca consegui me aquecer o suficiente, ate mesmo por não saber que tipo
    de roupas comprar. Não tinha parado para pensar sobre as blusas termicas.
    E como vc disse: Tenho varios casacos, blusas, meias... Mas nada me aquece como preciso. Saio parecendo um robõ nas ruas, por usar tantas roupas.
    Vou acatar todas as suas dicas!!!!
    Valeu demais!!!!!
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  9. Otimas dicas no blog e esse post é demais!!! Era tudo o que eu precisava saber, pois vou pela primeira vez para a Europa e tinha muitas dúvidas quanto ao que vestir ou até levar daqui.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz por poder te ajudar! Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar

      Bjs
      Dani

      Excluir
  10. vou fim do ano com meu esposo para europa, gostaria de saber se esses casacos servem para aguentar o frio@!!!!!
    http://www.zara.com/webapp/wcs/stores/servlet/product/it/en/zara-W2012/269183/827523/A-LINE%20PUFFER%20JACKET

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Advdani

      Acho que é perfeito.
      Se você olhar a composição interna dele, é composto de 90% de penas de pato cinza.
      Não sei se a cor ou a espécie do pato influencia mas sei que vi esses bichinhos nadando no Rio Danúbio geladissimo ao lado de cisnes amarradões. Penso que com ele vocês não vão passar frio. Só nao esqueça de proteger bem a cabeça por que acho que esse casaco nao possui capuz. Também nao da para ver se há proteção para o punho (para nao entrar ar gelado por ali). Mas fora isso o casaco é bom!

      Espero ter ajudado

      Bjs
      Dani

      Excluir
  11. Gostei muito das dicas, mas estou muito confusa. Vou para Roma no dia 6 de dez 2012. É minha primeira viagem para a Europa no frio. Moro em Vitória, ES, e aqui faz muito calor.Só tenho um casaco de couro. O que me aconselha: ir com ele e comprar um casaco em Roma ou comprar um por aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima
      Eu acho que vc deve sim fazer isso porque se comprar aqui vai pagar caro e corre o risco de não servir lá.

      Olha coloca algumas blusas mais quentinhas por baixo, meia calca, gorro, compra uma luva baratinha e cachecol e se programa para no primeiro dia ir as compras.

      Foi o que eu fiz ano passado e não me arrependo!

      Bjs
      Dani

      Excluir
  12. Olá, gostei mto das suas dicas, vou pra Europa em janeiro, mas os primeiros dias passarei em Portugal, vc sabe onde posso encontrar essa sua bota Antárctica? amei ela, mas só vou chegar na Italia no fim da viagem :/ onde posso encontrar em Portugal? ou até mesmo em barcelona ou londres?? brigada querida, amei seu blog! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Fico feliz que meu blog está ajudando mais uma pessoa! Olha não sei te responder se vende essas botas em Portugal, mas se não tiver essas, certamente terá uma infinidade de outras botas tão boas quanto! Uma ideia é vc comprar pelo e-bay ou amazon e pedir para entregar no seu hotel.
      Espero ter ajudado
      Dani

      Excluir
  13. olá to adorando as suas dicas,vou para lisboa no começo de fevereiro, gostaria de saber,se a noite nos restaurantes as pessoas se arrumam mais,ou é o mesmo look do dia.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha depende do restaurante rs
      Você pode se arrumar mais sim e por cima do look escolhido colocar seu down Jacket que é imprescindível para andar na rua.
      Espero ter ajudado
      Dani Bispo

      Excluir
  14. Oi, tenho uma dúvida: os cachecóis e gorros do Brasil, não servem pro frio da Europa? Estou planejando uma viagem e comecei a fazer a lista de coisas que preciso comprar pra não morrer de frio por lá.

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa
    Olha o gorro dependendo do material serve sim. Dê preferencias aos gorros de fleece ou lã porém com menos furos possível para o ar não entrar e consequentemente manter o calor da cabeça .
    Quanto aos cachecóis acho que servem sim até porque o melhor é colocar por dentro do casaco e aí será o casaco que vai barrar o vento. Alias o que eu tenho feito e tem dado super certo é usar aqueles lenços grandes chamados pashimina sabe? Eles são que quentinhos e fazem menos volume. Espero ter ajudado.
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani, no ano que vem pretendo ir para US, suas dicas foram ótimas, porém, entretanto, about what, não vou conseguir seguir a primeira dica, terei que comprar no mínimo um casaco e uma bota por aqui mesmo no Brasil ( segredo, não tenho naaaaada que combata o frio das Américas srsrsrsr), fico triste por isso mas muito satisfeita com suas dicas.

    bjoksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeniffer
      Já que vc não tem nada que tal conseguir emprestado com alguma amiga? É uma boa ideia não?

      Bjs
      Dani

      Excluir
  17. Oi Dani, no ano que vem pretendo ir para US, suas dicas foram ótimas, porém, entretanto, about what, não vou conseguir seguir a primeira dica, terei que comprar no mínimo um casaco e uma bota por aqui mesmo no Brasil ( segredo, não tenho naaaaada que combata o frio das Américas srsrsrsr), fico triste por isso mas muito satisfeita com suas dicas.

    bjoksss

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani, adorei as dicas, são perfeitas, no frio mais vale o conforto do que aparência. Estou indo para a virada do ano na Suíça (bem frioo) e tinha escolhido para o réveillon que será em um restaurante, um conjunto de calça e blazer brancos, com a composição: poliéster, algodão e elastano, é uma linda peça mas estou receiosa de usar e passar frio, embora com meia fio 80 de acrílico por baixo e mais outra meia de lã nos pés e em cima um sobretudo 100% de lã. Acho que para estar em ambientes fechados, não seria problema mas até chegar a estação e pegar o trem, é meio temeroso, não dá pra facilitar né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franci
      Depende muito do quanto friorenta vc é! Também não adianta ir com uma roupa muito grossa pois no restaurante vc vai morrer de calor.
      Eu capricharia na blusa por debaixo do blazez e nos acessórios (luva,, gorro e cachecol)

      Um beijo
      Dani Bispo

      Excluir
  19. Olá, adorei as suas postagens! Gostaria de uma ajuda. Estamos programando uma viagem para Londres e Paris, para janeiro de 2015, onde ficaremos 3 dias apenas em cada local. Como sou uma pessoa muuuito frienta estou morrendo de medo de congelar lá (rs) Com isso estou pesquisando os blogs, as opiniões e a informações e nas minhas pesquisas encontrei essa jaqueta, cujo link segue abaixo e gostaria que me ajudasse a saber se ela me resolve, levando em consideração a vestimenta em camadas , como a maioria orienta e ainda o fato de eu não querer gastar um dinheiro muito alto em um casaco super, pois não viajo assim com tanta frequência, ainda mais para lugares de frio.Se puder me ajudar até mesmo com links de lojas on-line que eu possa comprar por aqui mesmo agradeço. http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-mulher/casacos--impermeaveis-e-quentes/jaqueta-feminina-ski-warm-wed%C2%B4ze_160275

    ResponderExcluir
  20. Oi Michelle
    Tudo bem? Respondendo as suas perguntas:
    Primeiro, tenha certeza que você não vai congelar.
    Olha achei o casaco muito bom, com preço muito bom também
    Esse ano compramos um casaco para minha sobrinha por 50 euros (forro de polyester) e para o marido por 90 euros (forro de penas como esse).
    Os únicos defeitos desse casaco eu diria é que não vejo a proteção corta vento dos punhos (deve ter) e acho ele um pouco curto. Mas também não posso afirmar que vc sentiria frio por isso.
    Eu de qq forma sempre acho que comprar lá é muito mais jogo é que em um casaco desses na decatlon de lá (perto de Paris acho q tem uma) sairia muito mais em conta.
    Espero ter ajudado
    Bjs
    Dani Bispo

    ResponderExcluir
  21. Ajudou sim e muito! Nas minhas pesquisas achei esse aqui tb: http://www.lightinthebox.com/pt/mulheres-md-long-moda-slim-down-jacket_p802381.html, porém não conheço o site e também achei muuuito estranho o preço... e como ele não fala nas descrições se é a prova de água fiquei receosa... e quanto ao comprimento do outro, será que mesmo eu usando uma calca termica e uma meia alem da calça ainda corro o risco do frio? Desculpe o excesso de perguntas, mas como nunca fui pra fora estou cheia de duvidas e medos ainda mais pq o agente de viagens falou que podemos pegar temperaturas de até -10º!!! Sou carioca, com 23º já sinto frio!!!!!!!... rsrsrssrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle

      Como eu disse aqui no post é muito importante você mesma analisar o material do casaco.
      Como você pode notar nesse link que me mandou a composição do casaco é polyester então o mesmo é impermeável. O único problema é que não tem a composição do forro que para mim é o mais importante. O melhor é que seja de penas (down) mas se você achar que é muito caro esse casaco compre um com forro de polyester mesmo. Te garanto que você não vai morrer de frio, fica tranquila o frio Europeu é mais seco rs
      Outra coisa é que a parte de baixo do corpo é a que menos você vai sentir frio. Para mim calça térmica é a maior furada!! Te deixa sem mobilidade e não vai garantir que você esteja mais aquecida.
      Invista em um bom casaco (principal), meias e botas térmicas e aqueça bem as extremidades (cabeça, mãos e pescoço) Isso vai te manter bem aquecida.
      Dá uma olhadinha do post parte 2 http://www.comerecocaresocomecar.com.br/2013/11/como-se-vestir-no-inverno-europeu-parte.html
      pode te ajudar mais ainda

      bjs

      Excluir
  22. Oi Dani adorei seu post , estou indo pra Suiça agora em janeiro de 2015 e estava pensando em que peças deveria investir! foi otimo ter te encontrado, obrigado e Bjs da sua nova seguidora

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover