terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Manekineko Sushi – Rio de Janeiro

Na semana passada fechamos uma parceria com a maior rede de restaurantes Japoneses da cidade, a rede Manekineko.

Mensalmente iremos ter promoções, sorteios de brindes e vouchers de jantares nos restaurantes da rede.

Além da parceria para promoções fomos convidados a avaliar os serviços do restaurante. Ficamos muito felizes com a parceria e animados pelo convite para um almoço (comilões), visto que eu já conhecia o restaurante de longa data e sempre gostei muito da sua comida.

Deixamos claro aqui que a proposta de parceria nada influenciou na avaliação da comida descrita nesse post uma vez que jamais aceitaríamos qualquer proposta senão gostássemos  do restaurante! A liberdade de opinião do blog é o nosso controle de qualidade.

O Manekineko é uma rede de restaurantes que preza a qualidade da sua comida. Os peixes são frescos, comida saborosa e o ambiente sempre muito agradável.

Além de servirem a culinária tradicional que conhecemos por aí, eles criam novas receitas com toques orientais e mediterrâneos, fazem variações no cardápio e servem diversos pratos quentes para quem não gosta de carne crua. Dessa forma fogem do óbvio.

Sábado fomos almoçar na filial do Leblon. A nossa principal intenção era experimentar o Cardápio de verão que estará entre as nossas promoções.

A cada estação o restaurante lança um cardápio exclusivo, que a consultora gastronômica, Fernanda Marcolini, desenvolve. Dependendo da aceitação do prato, ele entra definitivo no cardápio do restaurante. Agora eles estão com o cardápio de verão em vigor.

Chegamos ao restaurante, nos acomodamos e gentilmente fomos atendidos pelo Francisco.
O garçon Francisco foi uma peça importante para o sucesso do nosso almoço. Quando solicitado, ele nos orientava na escolha dos pratos já que o cardápio da casa é de deixar qualquer um tonto com tantas opções.

Acho primordial esse bom atendimento em um restaurante. Geralmente os garçons sabem os pratos que têm melhor aceitação facilitando assim o sucesso da refeição.

Como estava curiosíssima para experimentar o cardápio de verão,  para beber, pedi um Vanilla fresh (17,80) que é um (super) drink com baunilha, amora e vodka. Delicioso.

Vanilla fresh
  O marido, que estava dirigindo, foi de Suco de abacaxi com hortelã.

Logo fomos surpreendidos com urimakis de boas vindas oferecida pela casa.

Urumakis de boas vindas
O prato consistia em uma dupla de urumakis sem alga com cream cheese no recheio e em cima um tartar de salmão, atum, dourado com geléia de pimenta e gergelim. O aperitivo de boas vindas é uma cortesia da casa a todos os clientes. Delicinha!

Para começar os trabalhos, escolhemos outro prato do cardápio de verão.

Tartar de salmão com beiju (35,90) - Estava muito bom, mas a técnica desenvolvida por nós consistia em pegar o tartar com o beiju e molhá-los no shoyo para ficar salgadinho.

Tartar de salmão com beiju
O Beiju sozinho, na minha humilde opinião, é uma coisa meio isopor, totalmente sem graça. O tartar sozinho também não me animou, mas a combinação dos dois com a da tal molhadinha no shoyo hummmmm ficou ótima. Um prato bem verão. Super leve.

Na seqüência veio o Roll de ceviche de camarão com guacamole (24,90) - Os rolls tinham bastante raiz forte, então, super picantes. Mas combinou perfeitamente com camarão e  principalmente com guacamole que é uma iguaria tipicamente Mexicana e requer algo picante para acompanhar.

Roll de ceviche de camarão com guacamole
Eu gostei bastante do prato apesar de não gostar de comida picante, mas explico: A raiz forte é uma pimenta que o efeito passa rápido, ou seja, não fica horas queimando na sua boca. Acho que apenas segundos.

Não satisfeitos nós, curiosos e gulosos, fomos nos aventurar nos pratos do cardápio tradicional da casa.

Orientada pelo Francisco escolhemos um prato da Cozinha Manekineko.

Salmão grelhado ao molho de amora (52,90) acompanhado com purê de barôa com tofu.
Antes de prestar minha opinião pelo prato devo dizer que estava muito tempo sem comer salmão (assados, cozidos e afins) por estar enjoada desse peixe.

Salmão grelhado ao molho de amora
Resolvi arriscar porque confio no restaurante e não tenho palavras para dizer o quanto estava bom. A combinação desse peixe com batata baroa e o molho doce de amora deixou o prato, digamos assim, perfeito! Voltaremos em breve para repetir a dose. Francisco nos aguarde!

O outro prato eu escolhi sozinha na parte de enrolados hots no cardápio. Tive a total aprovação do Francisco que me disse que este é um dos pratos mais pedidos no restaurante.

Monte Fuji ao Citron (31,50) - São enrolados empanados na tempura e farinha de mandioca, com recheio de atum, salmão, cream cheese. Servido intercalado com laranja pêra, lima da pérsia, limão siciliano e limão tahiti. Ainda vem servido em cima de um tijolo de vidro, empilhado e fazendo referência ao nome.

Monte Fuji
Confesso que fiquei meio apreensiva, pois sou pé atrás com a mistura peixe/cream cheese que invade os restaurantes Japoneses na atualidade. Se o Sushiman errar a quantidade desse creme, já era! Comprometerá todo o prato.

Mas não foi o que aconteceu. O prato estava maravilhoso e entendo perfeitamente porque ele é um dos mais servidos pela casa. Os empanados eram crocantes (e não murchos como os hots que comemos por aí) e a arriscada combinação peixe/cream cheese estava na medida certa. O toque das frutas cítricas conferiu um sabor especial ao prato.

Depois de toda essa comilança o marido fraco abortou a missão sobremesa, porém eu não desisto assim tão fácil.

Nesse momento entrou em ação novamente o Francisco que nos sugeriu o Sushi crumble de maçã  (18,90).

São maçãs cozidas ao caramelo enroladas em fina folha de arroz. Acompanha sorvete de vanilla e farofa doce crocante.

Sushi crumble de maçã
O prato ao chegar à mesa foi devorado pelos olhos do marido que não resistiu à tentação e partiu para a disputa!

Só podemos afirmar que estava surreal de bom. Totalmente diferente dessas sobremesas que comemos por aí. O açúcar estava na medida certa, o sorvete casava perfeitamente com as maçãs. Recomendamos muito.

Depois dessa comilança toda, saímos do restaurante rolando, porém muito satisfeitos.
Pedimos a conta e fomos dar uma voltinha pelo Leblon para fazer a digestão!

Ficou com água na boca?

Don't cry!

A partir de agora você também pode ganhar uma degustação dos pratos de verão e brindes do Manekineko, sabia?

As regras são as seguintes:

1- Tem que seguir a gente no twitter @comerecocar e @manekinekosushi

2- Depois tuitar a seguinte frase: "@comerecocar eu quero concorrer ao sorteio da degustação dos pratos de verão e brindes do @manekinekosushi"

Pronto já estará concorrendo!

Premios:

1º lugar leva o voucher para degustação dos pratos de verão.
2º lugar leva uma ecobag + um par de  chinelos personalizados.
3º lugar leva um par de chinelos personalizados.

Os vouchers e brindes serão entregues diretamente nos restaurantes.

Caso a pessoa não seja moradora da cidade do Rio de Janeiro os brindes podem ser enviados pelo correio. O voucher para degustação dos pratos de verão só poderá ser retirado no restaurante.

O sorteio será realizado dia 07 de fevereiro e nome dos ganhadores será divulgado aqui no site e nas redes sociais.

O primeiro lugar leva um voucher com degustação dos pratos de verão
O segundo e terceiros lugares levam brindes.

Que tal? Gostou? Siga e concorra!