sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Andalo - Itália - Parte 2

Depois de muito esperar a abertura dos restaurantes, como expliquei nesse post aqui, conseguimos sentar para jantar.

Entre as dicas que conseguimos, no centro de informações turísticas, escolhemos Ristorante Trattoria Al Faggio para fazermos nossa refeição.

A Ristorante Trattoria Al Faggio é um restaurante quente e acolhedor onde você pode experimentar pratos típicos trentinos.

A noite era fria (-2 graus) e tínhamos muita fome. Fomos os primeiros a entrar assim que o restaurante abriu as suas portas às 19h.

Logo de cara nos agradou o ambiente acolhedor. Lareira, luz de velas, móveis de madeira e toalhas vermelhas. O ambiente ideal para você ficar ali horassss comendo e bebendo sem sequer saber do frio que faz lá fora.

Para a nossa surpresa quase todas as mesas já estavam reservadas, porém, a garçonete gentilmente conseguiu nos acomodar. Só conseguimos essa mesa porque chegamos cedo e as pessoas que haviam feito a reserva ainda não tinham chegado.

Lembra quando disse que a cidade inteira passa o dia nas estações de ski? Então, à noite a mesma cidade inteira está de volta sedenta por comida. Dessa forma os restaurantes ficam lotados, ou seja, quem não faz reserva vai ficar sem comer ou terá que esperar muito.

Depois de acomodados começamos a olhar o cardápio e muita indecisão!

Muitos dos pratos típicos daquela região se assemelham aos Austríacos e Alemães. Como depois seguiríamos para aquelas regiões não queríamos comer a mesma coisa. Queríamos algo típico dali!

Novamente com a ajuda da garçonete e a gentileza do cozinheiro conseguimos escolher. Ufa!

O marido escolheu:

+Orzetto alla trentina (7,00) - É uma sopa de legumes e cevada. Uma delícia e muito bom para abrir o apetite.

Orzetto a la trentina

Eu demorei muito, mas escolhi o que o cardápio denominava como "especialidade típica":

+Torta di patate servita con affettati e formaggi trentine fagioli e capucci.

Traduzindo: Torta de batata servida com frios e queijos trentinos, feijão e repolho (14,00).

Estava tudo tão maravilhoso que mal pude acreditar.

A torta de batata se assemelhava muito a uma batata rosti, porém não tinha bacon e era menos gordurosa. À medida que íamos comendo a garçonete reabastecia a travessa com mais pedaços quentinhos

Torta di patate

A tábua de frios continha speck e presunto de parma. Adoro!!

Tábua de frios

A tábua de queijos era composta de queijo crucolo (que já expliquei nesse post aqui), Parmigiano Reggiano e outro queijo que não sei o nome. Vieram em porções generosas que perfeitamente pode ser divida entre nós dois.

Feijão

O feijão, ahh o feijão... Não era preto como comemos aqui no Rio, mas estava tão cremoso e temperadinho que comi quase toda porção sozinha.

Repolho

O repolho veio em forma de salada. Dispensei (na verdade contei com a generosidade do marido para a troca pelo feijão).

Vinho da casa

Para beber, o de sempre, vinho da casa para aquecer os corações.

Depois de saciados, partimos para o que podemos chamar de "Gran Finale", a sobremesa!

Como Trentino é a terra das maçãs, não resistimos esperar até a Áustria e pedimos um Strudel di mele caldo com salsa alla vaniglia (6,00) e Frittelle di mele calde con gelato (6,00).

Calma, eu explico:

+Strudel di mele caldo com salsa alla vaniglia: Strudel de maçã quente com molho de baunilha.

Strudel di mele

+Frittelle di mele calde con gelato: Frittelle de maçã quente com sorvete de creme.
Dividimos as duas sobremesas. Ambas estavam, surreais, maravilhosas, divinas etc.

Fritelle di mele

Basta dizer que foram as melhores da viagem. Ganhando fácil das ingeridas na Áustria e Alemanha.

O strudel tinha uma massa levíssima que desmanchava na boca e casava perfeitamente com o creme de baunilha.

As frittelle chegaram à mesa sequinhas e, como é uma sobremesa frita, é assim que deve ser. O sorvete derretia sobre elas enquanto eu me derretia POR elas.

Se eu tivesse que escolher um dos dois escolheria as Frittelle, logicamente não menosprezando o strudel que também estava maravilhoso.

Pagamos a conta e fomos, saciados e felizes, rumo ao hotel curtir nosso quarto com vista para os Alpes. Cada minuto que se passava a temperatura nos termômetros só descia.

E você? Já teve alguma experiência nessa região da Itália? Conta para a gente!