sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Comida de avião - TAM - Vôo Rio-São Luís

Embarcamos no vôo 3488 no dia 18 de fevereiro de 2012 às 23:34h com destino a São Luís do Maranhão da companhia TAM airlines.

O vôo foi realizado no avião A-309 e teve 3:30h de duração.

O procedimento de embarque transcorreu normalmente e antes da decolagem foram servidas balas de doce de leite.

Por volta de 1:00h foi servido o lanche.

O kit "hora do lanche" veio embalado e lacrado despertando nossa curiosidade já que, a embalagem era muito bem apresentada.


Ao abrir descobrimos o que iríamos comer:

Um pacote com 6 biscoitos salgadinhos da marca Bauducco,  1 cookie da marca Bauducco e um queijo polenguinho, no meu caso, sabor provolone.


Para beber cerveja, refrigerante, água ou sucos.


O lanche, que foi muito bem apresentado, deixou a desejar.

Me aborrece essa questão das companhias aéreas servirem "qualquer coisa" a bordo.

Concordo com a estratégia adotada pelas companhias aéreas low cost que utilizam a retirada da comida servidas a bordo para baratear o preço da passagem aérea. Mas, cá pra nós, as companhias aéreas brasileiras estão longe de ser low cost. As passagens são caras e nem sempre os aeroportos oferecem uma estrutura decente para você comer bem a preços honestos antes de embarcar.

Nesse vôo, a minha sorte é que, antes de embarcar, eu comi um sanduíche em uma lanchonete fast food no aeroporto.

O marido falava para eu esperar que a 1 hora depois eu irira ter o lanche a bordo no entanto lembrei que seguro morreu de velho e que eu não poderia contar com o lanche "surpresa" das companhias aéreas brasileiras.

Aí você me fala: mas pô Dani um vôo de 3,5 não da para sentir fome.

Tem razão, se fosse somente o vôo tudo bem. Mas lembre-se que temos que contar com o trajeto casa-aeroporto, chegar cedo para o check in e ainda o trajeto aeroporto-hotel no local de chegada e dependendo da hora que você cheguar no hotel pode ser que não tenha nenhum restaurante aberto.
No meu caso não tinha pois cheguei no hotel 2:00h!

Na minha opinião, esse lanche oferecido pela TAM nesse vôo seria adequado para um vôo de, no máximo, 2 horas (que sobe para 4h entre deslocamentos, check in e espera).

Acima de um vôo de 2 horas de duração a empresa tem obrigação que oferecer pelo menos um sanduíche.

Apesar de ser fiel a companhia aérea TAM que sempre surpiu totalmente minhas necessidades, penso que a comissaria de bordo desta empresa deveria dar mais atenção  a comida servida em vôos curtos.

Mês passado li uma matéria na revista de bordo TAM nas nuvens que a empresa havia contratado a  chef de cozinha Bel Coelho como consultora do cardápio da TAM 2012 e juntos iriam implementar no cardápio dos vôos o conceito o "Sabor que Faz bem" com foco na alimentação saudável. Ao que eu saiba biscoitos bauduco e queijo polenguinho não tem absolutamente nada de saudável.


No vôo de volta, recebemos o mesmo lanchinho ordinário com variação do biscoito salgado que eram grissinis e do biscoito doce que era amateigado com gostas de chocolate.




Não curtimos nem um pouco e você se tiver que comprar uma passagem para São Luís do Maranhão e puder escolher, não escolha a TAM.

As outras companhias aéreas infelizmente ainda não testamos. Contamos com você para nos ajudar saber se as outras oferecem lanches melhores (ou piores) no trecho Rio-São Luís.

Manifeste sua opinião aqui no blog! Comente!

Até a próxima.

14 comentários:

  1. Meu voo para Brasília também foi pela TAM, ambos saindo do Santos Dumont. Na ida, acredite, serviram um lanche bem razoável, com sanduíche, iogurte e salada de frutas.
    Na volta foi exatamente esse lanche que vocês receberam. Ainda comentei com o João que a embalagem deveria sair mais cara do que o próprio lanche.
    Primeiro ponto: como num mesmo voo pode haver essa variação?
    Segunto ponto: concordo totalmente em relação ao tempo de voo, voos mais longos, pois não considero um voo de mais de duas horas, como curto, acrescentando o tempo de deslocamento, check in, etc., as cias deveriam ser mais cuidadosas.
    No voo para Foz que fomos pela Webjet, foi pior ainda, não servem nem água, tudo é pago.
    Absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo é reclamar da comida sendo que vc pagou pelo transporte. Avião não é e nem nunca foi restaurante. Nos bons tempos da aviação era possível servir algo mais elaborado e incrementado, hoje com a alta do petróleo e toda essa crise, pode agradecer por ainda haver serviço de bordo em algumas cias. A Webjet foi a pioneira na venda a bordo no Brasil, mas acredite, logo mais serão todas. Duvido que alguém deixara de viajar porque não terá serviço de bordo.

      Excluir
    2. Olha, concordo até que entre oferecer biscoitos e vender comida a bordo, até prefiro a segunda opção pois pelo menos posso comer "menos pior", o que eu não concordo que as companhias cobrarem os preços das passagens o preço que cobram e ainda fazerem você pagar pelo que come (e caro). Então faz como as low costs mundo a fora, barateia o bilhete!

      Excluir
    3. concordo com o de cima pra que reclamar de comida se aviao é um dos transporte mas seguro do mundo queria ver vcs andando de onibus de um lugar para outro ai sim teria que reclamar.

      Excluir
  2. O problema do brasileito é ficar mal acostumado com as CORTESIAS que as empresas aéreas ofereciam antigamente. O mundo mudou, e lógicamente a aviação mudou também.
    Entendo que se está aqui publicando o post, a empresa cumpriu com a OBRIGAGAÇÃO dela, que era de transportá-la de A a B com segurança. Você comprou o bilhete com a intenção de se deslocar de uma cidade a outra com mais rapidez e não para ser alimentada. Tempo de check in, deslocamento e etc você quem tem que calcular e assim, providenciar sua alimentação, a cia aérea tem a unica e exclusiva obrigação de levá-la ao seu destino, que foi o que você contratou, o transporte, não o restaurante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc pensa assim so anda de onibus todas as viagens internacionais que fui tiveram pratos de verdade em seu cardapio
      Isso e falta de respeito com os tripulantes
      Pq entao eles nao falam que vao dar dentro do aviao ???????
      Isso nao e cortesia meu amigo vc ta pagando

      Excluir
    2. concordo com vcs

      Excluir
  3. Concordo com sua posição parcialmente! Sabemos que a aviação no mundo mudou SiM porém você, como brasileiro, não deve saber que lá fora (USA e Europa) o preço para transportar no mesmo trecho de A a B é infinitamente inferior que aqui no Brasil. Dessa forma a companhia tem total direito de cobrar pela refeição não oferecida e não cobrada junto com o ticket aéreo.
    Fora que lá que temos a opção de comer a preços honestos nos aeroportos Enquanto nossos aeroportos não oferecerem um serviço que presta a preços justos e sermos obrigados a pagarmos essa fortuna por um ticket aéreo ficaremos reféns dos lanches das companhias aéreas.

    ResponderExcluir
  4. No final de março fiz o trecho Campo Grande- Congonhas e Guarulhos - João Pessoa e a volta. |No primeiro trecho foi servido bebidas e um pacote de biscoitos, pq era de madrugada, e nos outros trechos o mesmo pacote que vc recebeu. Ano passado os lanches da TAM estavam bem melhores, teve menu de festa junina com hot dog, teve café da manhã saudável com iogurte, salada de frutas e pães e os tradicionais sanduiches que neste ano não senti nem o cheiro...
    E concordo com vc em relação a estrutura e preço dos aeroportos brasileiros, acho absurdo pagar 7 reais num pão de queijo pequeno e murcho e mais 7 num chocolate quente de 100 mls.

    ResponderExcluir
  5. Isto tudo é culpa dos governantes que elegemos.. Que cobra altos impostos de passageiros, lojistas nos aeroportos e das cia aereas , que não conseguem praticar os preços visto no exterior. E olha que nunca tivemos passagens aereas tão baratas na historia deste pais. A aviação foi democratizada, se as cia Tivessem serviço de bordo como antigamente. Ninguem voaria, a não ser os ricos... Que hoje voam de jatos executivos.

    ResponderExcluir
  6. pra mim a tam é bem melhor pq a gol serve pior do que isso.mas a tam nao só oferece isso eles tambem oferecem varios tipos de sanduíches.mas a tam pode ser ruim em lanches mas em atendimento ele é muiito bom , a gol tambem é bom em atendimento.

    ResponderExcluir
  7. Lendo o desabafo de algumas pessoas,afirmo que: esse lanche da TAM deixa muito a desejar,mas, se comparado á Gol é melhor.A Gol,é tdo de pessimo,fiz uma viagem até foz de iguaçu e num dos trechos falaram que iam servir sorvete (um dos trechos pequenos) tdo bem,ai lá vem picolé no palito,pode isso,a gente chupando aquele picolé que foi se derretendo tdo .Coisa horrivel.Só que agora eles oferecem aquele cardápio pago,quem pode,come e olhe q o preço é na altura proporcional a do avião kkkkk e então a coisa piorou.Por isso,repito: A TAM É MENOS PÉSSIMA Q A gol

    ResponderExcluir
  8. Picolé no vôo é até hilário! A gol se supera a cada dia kkk

    ResponderExcluir
  9. Isso é uma cortesia paga com o meu, seu, nosso dinheiro.
    É absurdo sim pagar tão caro e se quer ter um serviço de bordo com qualidade...

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover