quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que comer em Innsbruck - Áustria - Introdução às comidas típicas Tirolesas

Escrito por Dani Bispo
 
Innsbruck é a segunda mais importante cidade da Áustria é a capital do estado do Tirol. Fica localizada aos pés dos Alpes, a Oeste da Áustria, e é cortada pelo rio Inn.
 
A culinária Austríaca, freqüentemente confundida com a culinária Vienese, é derivada da cozinha do Império Autro-Húngaro e recebe influência da cozinha Tcheca, Judia, Italiana e Húngara onde os alimentos são normalmente cozidos e assados.
 
As características mais marcantes dessa cozinha são as comidas pesadas e muita proteína animal para se agüentar o frio do inverno. O porco e a batata são ingredientes muito importantes e as massas são a influência Italiana à culinária local.
 
Também muito parecida com a culinária que anteriormente encontramos na região de Alto Adige e, posteriormente encontramos na Alemanha, tentamos não repetir os mesmo pratos com a finalidade de diversificar ainda mais as dicas para nossos leitores. No entanto, que fique claro, muitos pratos encontrados aqui, são também são servidos nos outros locais com a mesma freqüência.
 
Eu só listei as comidas que cruzaram meu caminho, seja no meu prato ou nos cardápios dos restaurantes.
 
Então o que eu encontrei em Innsbruck?

Para comer:

 
Frittatensuppe


 

+ Frittatensuppe - É uma sopa típica austríaca. São panquecas cortadas em tiras finas imersas um caldo de carne. Podem ser acrescentados pedaços de carne, salsichas e afins. Tem várias variações.


 

Knödel
+ Knödel (ou speckknödel no Tirol) - É uma bola feita de massa de pão ou batata cozidas na água fervente. Na receita mais tradicional Austriaca é chamada speckknödel, pois, junto a massa se acrescenta o presunto speck. No entanto podem ser encontrados simples, com queijo, espinafre e outros. Acompanham a maioria dos pratos.
 
+ Bratwurst - É uma salsicha composta de carne de porco, vaca e, às vezes, vitela. Normalmente servido com Sauerkraut (chucrute) em pão preto. Até agora não descobri se é típico da Áustria ou Alemanha porque é facilmente encontrado nos dois países. Acredito que seja típico naquela região. Para acompanhar: Muita cerveja.
 
Sauerkraut e Bratwurst
 
+ Sauerkraut - Chucrute em Alemão. É uma conserva de repolho fermentado. Muito gostoso. Acompanha a maioria dos pratos, principalmente os de salsichas.
 
Goulash

+ Goulash - É um ensopado de carne (de porco ou de boi) em cubinhos com um molho denso feito com cebola, pimenta e páprica. Eu costumo a dizer que a textura é semelhante ao molho madeira. Tem várias variações do nome e sabor (com ou sem pimenta) dependendo do lugar. Pode ser encontrado também na República Tcheca, Alemanha, Hungria e outros países frios.

Speck

+ Speck - É um presunto cru levemente defumado. Preparado com o pernil é desossado, depois salgado e temperado com alho, louro, zimbro, noz-moscada e outras especiarias e finalmente defumado e curado por 22 semanas. É também muito consumido na região de Trentino, na Itália.

+ Schweinebraten - É um prato muito consumido na Áustria. Feito a partir do ombro do porco e temperado com cominho, é assado até que a casca se torne crocante. Pode ser servido com Knödel e Sauerkraut (chucrute).

Tiroler gröstl

+ Tiroler gröstl - Prato à base de batata, cebola e carne de porco cozidas com manteiga clarificada e temperado com sal, pimenta, sementes de cominho e salsa. O mais tradicional é servido com ovo frito em cima e em uma espécie de frigideira. Vi em vários lugares, inclusive na Alemanha. Porém eu comi em Innsbruck.

 

Reserve AQUI seu hotel em Innsbruck


+ Tiroler bauern schaum - um prato a base de carne de porco, salsichas e batatas.

+ Tris - Um prato com três tipos de Knödel (espinafre, cebola e queijo).

Wiener Schnitzel - fonte: http://austrianfood.buyorderonlineshopping.com/?Tiroler_Grostl


+ Wiener Schnitzel - Apesar de não ser um prato Tirolês, e sim Vienense, é o prato mais popular em toda Áustria. Simplificando, é uma carne de vitela à milanesa. Ás vezes a farinha de rosca que envolve a carne é temperada com pimenta moída. Normalmente acompanhado de salada de batatas que pode ser substituída por batatas fritas ou molho de mirtillo (bluberry).

Käsespätzle

 + Käsespätzle - gnocchi feito com farinha de queijo.

Gekochtes Rindfleisch - fonte: http://kochen.b-apps.net/

 + Gekochtes Rindfleisch – Carne de vaca cozida

+ Tirol Graukäse - Queijo típico Austríaco fabricado com leite gordo de vaca. Sua textura é mole e granulosa. Possui um sabor ácido muito intenso. Deve ser consumido com cebolas frescas cortadas e serve de acompanhamento a cerveja.

Doces:

A padaria tirolesa oferece uma grande variedade de doces, normalmente à base de cremes ou fruta típicas daquela área: Ribes, morangos, amoras, mirtillo e framboesa.

Krapfen


+ Krapfen - Recheado com frutas do bosque ou geléia de damasco. É o nosso sonho, só que com uma massa mais delicada envolto de açúcar fininho! O marido comia todo dia no café da manhã. Na Áustria e na Alemanha.

+ Ingsaante Niggelen - É um pão combinado com sementes de papoula, o açúcar, a canela e manteiga derretida. A sobremesa é muito popular!

Palatschinke fonte http://upload.wikimedia.org

+ Palatschinke - É o crepe deles. Podem ser recheados de diversas formas inclusive com queijos. Quando doce normalmente é recheado com geléia de damasco ou com mirtilo.

Eispalatschinken fonte: http://www.kochecke.at/


+ Eispalatschinken - A mesma coisa acima, porém recheado com sorvete baunilha e calda de chocolate.

+ Apfelstrudel - Strudel de maçã. É o doce mais típico daquela região.

Topfenstrudel fonte: http://www.flickriver.com/photos/ihynz/5239207935/


+Topfenstrudel - Strudel de queijo fresco com nata.


+ Sacher torte - Torta de chocolate. São duas camadas de bolo de chocolate, não muito doce, e uma pequena camada de geléia de damasco no meio. Para finalizar uma cobertura de chocolate amargo. É tradicionalmente servida com schlagober (chantily).

Curta nossa fanpage no facebook

A marca original "SacherTorte" pertence ao Hotel Sacher de Viena (que ganhou a patente através de uma briga juducial).

O hotel produz 2700.000 unidades todos os anos dessa torta.

Apesar da "original" só pode ser consumida no Café Sacher, com filial também em Innsbruck, essa torta também é servida em muitas outras padarias espalhadas pela cidade. Eu já contei minhas impressões sobre a Sacher Torte nesse posta AQUI.

Para beber:

Andei pesquisando e li que não existe vinho típico no Tirol, acho difícil. De qualquer maneira aconselho beber cerveja e para finalizar uma grappa ai frutti di bosco como digestivo.

Na minha viagem eu fui o tempo todo de cerveja! Com tanta comida condimentada não vi melhor opção.

Outras dicas:

Se o seu hotel não tiver café da manhã não se aborreça. Faça sua refeição matinal em uma padaria ou então vá ao supermercado e faça você mesmo no hotel. É muito melhor que aqueles cafés "internacionais" servidos nos hoteis. Você não irá se arrepender.

Há uma infinidade de tipos pães integrais com cereais jamais vistos aqui no Brasil.

Os derivados do leite Austríacos são maravilhosos. Leite, queijos e iogurtes são surreais.

E se você acha que um dia já conheceu um verdadeiro iogurte, esqueça.
No Brasil não temos iogurtes e sim uma mistura de soro e leite em pó. Leia nos rótulos!

O iogurte que mais gostamos são os de mirtilli e frutas do bosco (fruchtig cremig), mas existem uma infinidades. Os da marca Tirol Milch são ótimos.

Tome também os sucos de maçã que nem de longe existem por aqui. Na aparência lembram muito o vinagre, mas o sabor é maravilhoso. Vai por mim.

Quero lembrar que nesse post tentamos focar somente na culinária tirolesa. Porém como falei lá em cima ela recebe influência de outros países, ou seja, muitos pratos descritos aqui você encontrará nas regiões próximas e até em outros países.

Para pesquisar outras comidas Austríacas eu indico o site Austrianfood em inglês ou escreva para mim que eu posso te ajudar.

Nesses posts Aqui nós contamos onde e o que nós comemos em Innsbruck

 

5 comentários:

  1. Olá!
    Parabéns pelo post!!!
    Estou com viagem marcada para a Áustria e não tinha a menor noção do que iria encontrar por lá para minhas refeições.
    Obviamente encontraria algo mais familiar à nossa dieta e satisfaria com ela, mas concordo com o pensamento da Danielle que o lugar também se conhece pela comida, então... Vamos à elas!
    Abraço.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo
      Boa sorte na sua comilança
      Depois conta pra gente suas impressões sobre a comida Austríaca
      Dani Bispo

      Excluir
  2. Respostas
    1. O preço varia de restaurante para restaurante. Se você ler os outros post sobre o que comemos em determinados restaurantes vai encontrar impreco de cada prato ;)

      Excluir

Booking.com
Pin It button on image hover