domingo, 26 de fevereiro de 2012

O que comer em Munique? - Alemanha - Introdução às comidas típicas da Baviera.

Escrito por Dani Bispo

Munique é a terceira maior cidade da Alemanha depois de Berlim e Hamburgo. Capital da Baviera, ela fica localizada ao sul da Alemanha bem próxima à fronteira com a Áustria.

640px-Stadtbild_Münchenfonte Wikipédia

A cozinha Bávara tem origem rural e está ligada intimamente à cozinha Tcheca e Austríaca. Principalmente a essa última já que as semelhanças linguísticas, culturais e políticas refletiram também na cozinha.

A Baviera é uma ótima região para os amantes dos alimentos pesados, especialmente carne de vitela, porco, batata, farinha e salsichas. Tudo acompanhado de muita cerveja.

Se a Alemanha é famosa pela cerveja imagina Munique. Terra da principal festa da cerveja no mundo, a Oktoberfest, essa cidade faz bonito em se tratando de loiras geladas. Tem uma cervejaria em cada esquina e todas servem deliciosos pratos da culinária típica a preços convidativos.

Reserve AQUI seu hotel em Munique

Ali as cervejas só perdem em consumo para a água e o café e, como viemos aqui para beber, e não para conversar, vou explicar os tipos de cervejas que cruzaram meu caminho, seja no meu copo ou no cardápios dos restaurantes.

+ Hellbier ou Hell - Cerveja muito popular em Munique, a Helles é muito similar a pilsen, porém  contém menos lúpulo e mais malte. O maior produtor dessa cerveja na cidade é a Cervejaria Hofbraühaus.

+ Wiesenbier - Versão mais forte da hellbier, muito consumida na Oktoberfest.

 

+ Weißbier (ou Weissbier) - É a cerveja de trigo. Sua textura é turva e seu aroma quase sempre floral e frutado. Nas cervejarias era consumida em tulipas de no mínimo 0,5l. Confesso que, na Alemanha, só tomei essa cerveja porque amoOoOo.

+ Dark Bier - A cerveja escura, porém tem um sabor mais apurado. É a origem da cerveja Baviera.

+ Wheat Bier - Cerveja sem álcool.

+ Radler - Cervejas pilsen, ou seja, normal misturada ao refrigerante de limão.

+ Dark Radler - Cervejas escuras misturadas ao refrigerante de limão.

+ Ruß'n ou Russ - Cervejas de trigo misturadas ao refrigerante de limão.

+ Alster - Cervejas pilsen, ou seja, normal misturada ao refrigerante de laranja.

+ Maß ou Mass - Nome da caneca de vidro usada para tomar a cerveja Hell.

+ Dunkel - É uma cerveja que apresenta uma cor mais escura, caramelo em razão dos grãos de trigo torrados que são adicionados ao seu processo de fabricação. Tem um sabor mais intenso. Essa foi a primeira cerveja produzida em Munique.

+ Leicht - Uma espécie de cerveja light. Tem sabor da cerveja de trigo, porém com uma redução de 40% nas calorias e apenas 3,2% de álcool (as outras tem normalmente 5%). Normalmente vendida em garrafas.   

+ Alkoholfrei - Cerveja de alta fermentação sem álcool. Normalmente vendida em garrafas.   
Vale esclarecer que esse texto foi só um aperitivo às cervejas Alemãs. Procurei explicar resumidamente os principais tipos de cervejas servidas nas principais cervejarias e supermercados da cidade, no entanto, o país fabrica outra infinidade de tipos. Se quiser saber mais sobre tipos de cerveja leia www.brejas.com.br/cerveja.shtml

Mas não é só de cerveja que vive a Baviera, no inverno o Glühwein também é muito consumido logicamente que em menos proporção.

+ Glühwein - Vinho quente muito apreciado pelos Alemãs. Vendido nas barraquinhas de rua. Da mesma forma que o Vin Brule que já havia falado aqui nesse post aqui lembra o nosso quentão.

Agora vamos falar em comida.

Vale a mesma regra das cervejas. Poderia ficar aqui 1 semana falando sobre a culinária típica da Baviera mas vou me resumir a falar do que pulou no meu prato ou sob meus olhos.

Primeiro vamos falar das palavras-chave que ajudam bastante na hora de ler o cardápio:

O café-da-manhã chama-se Frühstück, o almoço Mittagessen e o jantar Abendessen.

Weiß - branco (sempre vem na frente de outra palavra tipo Weißbier, Weißbrot, Weißwürst...)
Bier - cerveja
Würst - salsicha
Bröt - pão
Apfel - maçã
Käse - queijo
Suppe - sopa
Kraüt - salada
Kuchen - Bolo

Essas palavras podem aparecer sozinhas ou acompanhadas. Junto a outras no começo, meio ou fim das palavras. Sabendo elas é muito mais fácil identificar um prato ou bebida.

Würst - Salsicha

Como já falei, há diversos tipos de salsichas na Alemanha. Vou listar as que encontrei pela Baviera.


Fique atento. Viu palavra "Würst" no começo, meio ou fim de uma palavra, cai dentro que é salsicha. E das boas!


+ Bierwürst - Tipicamente bávara essa salsicha é defumada e leva em sua composição um sabor de alho. Tem a cor avermelhada e é temperada com pimenta preta, pimentão e sementes de mostarda.  Ao contrário do nome, não leva qualquer cerveja em sua composição.


Bratwürst


+ Bratwürst - É uma salsicha composta de carne de porco, vaca, vitela, cominho e manjerona. Muito vendida nas barraquinhas de rua acompanhadas de pão e mostarda ou nos restaurantes, acompanhada de chucrute. Típica da região de Nuremberg porém muito consumida em toda Alemanha.

+ Bockwürst - Salsicha feita a partir da carne de vitela e porco (mais vitela que porco), temperada com sal, pimenta branca e páprica e envolvida por uma tripa natural. O processo de fumado dá a salsicha um tom alaranjado e ela pode ser cozida ou assada. Boa para ser consumida com cerveja bock acompanhada de mostarda.


+ Currywürst - Salsicha muito encontrada nas barraquinhas de rua vendida no pão ou acompanhada de batatas. É uma salsicha (normalmente Bratwurst) temperada com curry e katchup. Dessa forma, perfeita para os amantes do spicy food ou comida picante. Tem até museu em homenagem a essa prato tão adorado na Alemanha.

+ Gelbwürst ou Hirnwürst - O nome significa salsicha amarela, também muito tradicional na Bavária. Leva em sua composição, além da carne de porco e vitela, gengibre e noz-moscada.

+ Regensburger Würst - Linguiça preparada com carne de porco sem gordura misturada a sal e especiarias. Defumada e depois fervida. Pode ser consumido quente ou frio.

+ Schweinsbratwürste - É uma salsicha suíça muito popular feita a partir da carne de porco moída, vitela de porco e gordura do leite e especiarias sortidas como semente de mostarda, sal e pimenta.

Weisswrust


+ Weißwurste ou weisswurst - Salsichas brancas. É a salsicha mais típica da Baviera feita com carne de vitela e toucinho de porco fresco. É normalmente temperada com salsa, limão, cebola, gengibre e cardamomo. Cozido em água, o weisswurst é comido sem a sua pele e existem várias técnicas para descascar este salsicha. Normalmente acompanhado por uma mostarda escura e doce. Deliciosa.

+ Wienerwürst - é a salsicha que deu origem ao cachorro-quente porém mais longa e mais finas em relação as outras.

+ Wollwürst - Muito similar a weisswürst na receita. Feita a partir da carne de vitela e porco. Preparada em água fervente e posteriormente resfriada e às vezes mergulhadas no leite e depois fritas. Normalmente servidas com salada de batata.

Comidas em geral:

Chegue em Munique com uma coisa em mente. A base da cozinha Baviera é: Batata, sob as mais variadas formas, carne de porco (às vezes frango e carne de boi) e salsichas. É claro que você vai encontrar outros pratos, mas a base da cozinha é essa e ponto. Agora vamos as variações:

+ Bergkäse - É um "queijo da montanha", pois pertence a um grupo de queijos que são produzidos nos Alpes. A textura é um pouco dura com alguns furos e freqüentemente com um pouco de noz. Muito apreciado por locais e turistas é servido na entrada das refeições.

Bretzel


+ Bretzel, Breze ou Pretzel - É um super pão alemão com a forma de um laço. Pode ser salgado ou doce. Mas cervejarias e restaurantes é servido salgado coberto de sal grosso para acompanhar os pratos ou as cervejas. Acho que se encaixa como pão ou como acompanhamento de comidas.

+ Eisbein ou Schweinshaxe- joelho de porco pode ser preparado frito ou assado. Pode ser encontrado natural ou defumado. Pode ser comparado ao nosso pernil.

+ Goulash - É um ensopado de carne (de porco ou de boi) em cubinhos com um molho denso feito com cebola, pimenta e páprica. Eu costumo a dizer que a textura é semelhante ao molho madeira. Tem várias variações do nome e sabor (com ou sem pimenta) dependendo do lugar. Pode ser encontrado também na República Tcheca, Alemanha,  Hungria e outros países frios.


Biergoulash
+ Biergoulash - O mesmo prato acima com a variação da carne ser cozida na cerveja.

Knödel

+ Knödel ou dumpling - Muito comum na culinária Germânica, Austríaca e em outros locais da Europa essa bola de massa tem várias variações. Em Munique comi as feitas de massa de batata sem recheio cozidas em água fervente.

Leberkäse
+ Leberkäse - o nome quer dizer queijo de fígado, mas na verdade não leva nem queijo nem fígado. É considerado como salsicha, mas eu o considero um bolo de carne que leva carne de boi e bacon e mais outros ingredientes em sua composição. todos misturados e processados e depois assados em uma forma de pão.

+ Leberknödelsuppe - É uma sopa que leva fígado, pão, manteiga, cebola, salsa, manjerona, sal, pimenta e caldo de legumes. Os ingredientes são picados e unidos formando uma massa em forma de almôndega (lembra do Knödel no nome do prato?). Essa massa é cozida no caldo de legumes. O aroma especial desse prato desperta a curiosidade dos estrangeiros.


Maultaschen


+ Maultaschen - Muito similar ao ravioli italiano, porém geralmente maiores, essa massa é recheada com carne picada e defumada, espinafre, farinha de rosca e cebolas aromatizado com ervas e especiarias.

+ Obatzda - Queijo-creme Bávaro preparados com a mistura de 2/3 de queijo de pasta mole envelhecido (geralmente camembert), 1/3 de manteiga, páprica, sal, pimenta. Costuma-se comer no pão ou bretzels. É tradicionalmente é muito consumido nos Biergardens.

+ Sauerkraut - Chucrute em Alemão. É uma conserva de repolho fermentado. Muito gostoso. Acompanham a maioria dos pratos principalmente os de salsichas.

+ Schweinebraten - Famoso porco assado normalmente acompanhado de knödel ou sauerkraut.

+ Schweinshaxe: jarrete de presunto assado

Doces:

Poderia passar 3 anos da minha vida aqui falando dos doces alemães, mas vou me ater aos que vi ou vivi.


Apfelküchlein

+ Apfelküchlein - É o nome literal para maçãs fritas. O mesmo que os Fritelle da região de Trentino que comemos neste restaurante aqui.

+ Dampfnudel - Seu nome quer dizer "vapor do macarrão". é um pão de massa branca que pode ser consumido como prato principal ou como sobremesa. Pode também vir recheado de diversas formas, mas principalmente com creme de baunilha.

+ Kaiserschmarrn - Na verdade é uma especialidade austríaca. Trata-se de uma massa frita (de panqueca, por exemplo) servida cortada e servida com doce de frutas, geralmente maçã.

Krapfen
+ Krapfen - Apesar da origem austríaca são muito populares na Alemanha. É parecido com o nosso sonho, só que com uma massa mais delicada envolto de açúcar. Na Áustria só vimos recheado com geléia de abricó e frutas do bosque (frutas vermelhas), porém na Alemanha além destas vimos outras variações como creme de baunilha e creme de maçã.

Marmorkuchen

+ Marmorkuchen - É o famoso bolo mármore de chocolate e massa branca.

Mohnkuchen

+ Mohnkuchen - Bolo de semente de papoula. Enquanto aqui no Brasil não podemos cultivar a planta que nos fornece a papoula, por ser a mesma planta que fornece o ópio, a Alemanha usa e abusa dessa especiaria dos bolos e pães.

+ Nusskirschkuchen - Bolo de cereja e nozes.

Stollen

+ Stollen - É a principal iguaria servida no natal. É um pão (doce) com massa fermentada recheado com frutas cristalizadas, nozes, passas, amêndoas, avelãs e castanhas. Diferencia-se do panetone pelo formado retangular e por ser mais massudo. Vimos muitas variações. Comprei um de avelãs maravilhoso que comia todas as noites com chá. Tem que comer!

Schnecken

+ Schnecken - Quer dizer caracol, pois a massa imita a forma desse molusco. É normalmente consumida no café da manhã aos sábados, mas estão em todas as padarias da cidade recheadas com geléias de frutas vermelhas, frutas cristalizadas e cremes. Assemelha-se ao nosso pão doce.

Bröt - Pão

Os Alemães são literalmente loucos por pães. Não há nenhum outro país no mundo com tanta variedade. Eles o chamam de "alimento para a vida". Os mais consumidos e valorizados pelo povo são os pães de centeio. Mas tem para todos os gostos em todos os lugares da cidade.



Eles podem ser divididos em 4 categorias: Pão de centeio (ou mistura de centeio), pão de trigo (ou mistura de trigo), pão integral e pães especiais.


 
+ Bauernbröt - Típico do sul da Alemanha sua massa mistura farinha de trigo escura (80%) e farinha de centeio (20%). Sua massa é suave. Um pão integral.

+ Kletzenbröt - Pão de frutas. Muito parecido com o Stoller, é um pão de natal. Escuro recheado com frutas, cerejas e amêndoas.

+ Kürbiskernbröt - Semente de abóbora no pão de centeio.

+ Landbröt - Pode ser traduzido como pão da roça. Leva centeio na sua massa e é produzido com uma mistura de lactobacilos que confere à massa um sabor mais azedo.

+ Mehrokornbröt - Multigrãos com trigo, centeio, aveia com linhaça ou gergelim.

+ Roggenmischbröt - Pão de centeio.

+ Schwarzbröt - Pão integral preto

+ Sonnenblumenkernbröt - Semente de girassol em pão preto de centeio.

+ Toast bröt - Pão de forma.

+ Vollkornbröt - Todos os grãos, integral normalmente feito de centeio e trigo grosseiramente colocados na massa.

+ Weizenmeschbröt - pão de trigo e centeio.

+ Weißbröt - Pão branco

+ Zwiebelbröt - Cebolas assadas em pão de trigo

Ufa...

Espero que tenham gostado!
Se tiverem outras gostosuras imperdíveis, comente! Será muito bem vindo

14 comentários:

  1. Dani, sensacional esse post!!! Estamos indo no final do ano a Alemanha, rota romantica, fiquei apavorada com os nomes das comidas e nem sei o que comer sem ser salsicha e porco!! Será que tem uma saladinha básica sem repolho?? kkkkk
    Vou imprimir a sua listinha que vai ser de grande ajuda!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau Schuffi a rota romântica é demaissss. Com neve então nem se fala!
    Olha saladinha com repolho acho um pouco difícil kkk Mas acho que salada você encontra tranqüilamente, nunca como prato típico é claro (nunca vi salada como prato típico em lugar nenhum kkk ). De qualquer maneira lá tem comidas maravilhosas. Que bom você gostou do pos, um pena que tive que tirar as fotos que não eram minhas apesar de ter a fonte é proibido. Com ilustração é bem mais fácil você reconhecer as comidas. Mas ainda vou tentar uma outra maneira de ilustrar esse post. Bjs Dani

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!!!! Vou para a Alemanha em setembro e vou levar seu endereço para ficar como uma colinha na hora de pedir!!!!! Só espero não me atrapalhar na pronúncia!!!! Abraços e obrigada
    Rita Bonizzi

    PS. Você sabe me dizer como é a temperatura em setembro em Frankfurt, Munique e Berlim???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita

      Fico muito feliz que tenha gostado do post. Espero que ele possa te ajudar bastante.
      Voce também pode imprimir e leva-lo com vc
      Note que no final dele tem um ícone de uma impressora
      É só clicar e imprimir
      Olha nao sei qual será a temperatura nessa época por lá mas acredito que ainda nao esteja tão frio
      Eu sempre consulto o site The weather para me informar melhor
      Um beijo e sucesso na sua viagem

      Dani Bispo

      Excluir
  4. Danielle, que legal! Parabéns pelo post. Eu e meu marido embarcamos dia 13/09 com destino: Itália, Áustria, Alemanha, Hungria e Eslováquia. Seus posts sobre Munique, Innsbruck foram tudo de bom, pois estas cidades fazem parte do roteiro. Como não falamos alemão e teremos que nos virar em inglês, estávamos apavorados em não saber o que diz o cardápio, e com isso deixar de provar delícias tradicionais que só experimentaremos lá!
    Muito obrigada!
    Se tiver algo sobre Salzburg, nos mande!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia
      Desculpa a demora na resposta. Que bom que o post vai ajudá-los. Eu adoro tudo na Alemanha e na Austria, principalmente os doces hummm.
      Infelizmente nunca fui à Salzburg mas acretido que a cozinha seja bem próxima das outras.
      Um grande abraço e divirta-se
      Dani Bispo

      Excluir
  5. Excelente Post, estou com agua na boca irei comemorar o aniversario da minha esposa la...Andre

    ResponderExcluir
  6. Otimo post amigo! Moro em Munique e assino em baixo do que falou!
    Porém, o nome é Breze, e não Bretzel... E nunca chamem de Pretzel perto de um alemão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo
      Obrigada pela correção. Assim que voltar de viagem vou consertar
      Bjs
      Dani

      Excluir
  7. Dani, adorei seu blog.
    Na Bavária, um molho meio leitoso e acre-doce é adicionado as saladas.
    Fiquei maravilhada com este molho.
    Você saberia a receita?
    Obrigada,
    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moniquinha
      Infelizmente não sei a receita deste molho mas se vc conseguir o nome a gente dá um jeito de conseguir a receita.

      Bjs
      Dani Bispo

      Excluir
  8. oi Dani...
    vou pra Alemanha em maio/16 mas já comecei a pesquisa por que não como carne...bem pelo menos os doces adorei...
    parabéns pelo post...vai me ajudar bastante..
    bjinhosss

    ResponderExcluir
  9. Uma enciclopédia resumida sobre a gastronomia bávara este teu post. Adoro experimentar coisas novas... quando for pra essa região preciso separar vários dias.

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover