terça-feira, 27 de março de 2012

Cervejaria Augustiner - Munique - Alemanha

Escrito por Dani Bispo
 
Voltando ao assunto "cervejarias", hoje vamos falar da nossa visita à Cervejaria Augustiner.

Como já havia dito no primeiro post da série das cervejarias alemães, há várias cervejarias das diversas marcas de cervejas espalhadas pelo centro da cidade.

Na nossa primeira noite em Munique entramos na Augustiner am dom no centro da cidade.
Foi ali que descobrimos o mundo à parte das cervejarias. Era noite, frio, nevava e não tinha uma viva alma na rua. Quando abrimos aquela portinha pequena e iluminada um novo mundo se abriu aos nosso olhos.


 
Nessa ocasião tomamos apenas uma cerveja e apreciamos os alemães conversarem, comerem e se nutrirem. Para os alemães a cerveja faz parte da nutrição diária do indivíduo. Por esse motivo tomavamos algumas durante o dia.

Voltando ao assunto cervejaria, nossa meta era conhecer as mais antigas e principais cervejarias da cidade e, no terceiro dia, fomos até a antiga fábrica da Augustiner que fica próxima a estação central de Munique para conhecê-la.


Ao chegarmos ao local, a surpresa. Esta era a menor das 3 cervejarias que visitamos, mas não a menos interessante.


O local estava cheio de "Muniquenses" e tinha uma configuração bem interessante. Suas mesas eram peças de madeira apoiadas sobre barris de madeira.

A garçonete que nos atendeu foi atenciosa diferentemente do que falam das rudes alemãs, porém o atendimento deixou um pouquinho a desejar pois nossos pratos demoraram MUITO. Talvez foi apenas uma falta de sorte.

Começamos as escolhas.

Cerveja para começar. A de sempre por favor?


Quanto a comida, esse dia confesso meu paladar não estava muito para carne de porco e meu corpo já estava começando a pedir alguma coisa menos gordurosa.

O marido sugeriu uma sopa para entrada.

Deixei ele escolher. Para ele



+ Mauiltaschensuppe mit schinlttlauch (2,40) -  Ravioli caseiro cozido no caldo de carne e cebolinha. Ele adorou o prato, leve e saboroso (e barato).
Em inglês se chamava Beef broth with homemade swabian meat ravioli

Bretzls
Para mim ele escolheu
Creme de cogumelos
+ Creme de cogumelos e ervas finas (2,60) - Na minha opinião esse foi o melhor prato do dia. O creme era saboroso sem excessos. Eu poderia parar por ali mesmo. Mas já havia pedido outros dois pratos super tradicionais que foram

Laberkäse
+ Portion ofenfrischer hausgemachter Laberkäs (4,95) - Laberkäse com mostarda e legumes. Já tinha falado do Laberkäse nesse post aqui. É considerado como salsicha, mas eu o considero como um bolo de carne que leva carne de boi e bacon e mais outros ingredientes em sua composição. Todos misturados, processados e depois assados em uma forma de pão. Estava muito bom. Tem um sabor suave e perfeito para combinar com o picles e com a salada de batatas.

Katorfel
+ Original Münchner Katorffel - Gurkensalat (2,80) - Salada de batata Bávara. Na Baviera carne de porco com batatas é a combinação perfeita. Apesar do Laberkäse não ser uma carne tão gordurosa quanto a carne de porco, a salada de batata combinou muito bem com o prato.

O marido foi mais agressivo no seu pedido e confesso que ele se empolgou muito mais do que eu.

Original hausgemachte schwäbische Maultaschen mit Zwiebetchmetze und speck-sauerkraut
+ Original hausgemachte schwäbische Maultaschen mit Zwiebetchmetze und speck-sauerkraut (6,90) - Ravioli caseiro servido com caldo de carne e chucrute. Ele achou divino o prato. Para ele o sucesso da tarde.

No cardápio em inglês se chamava Homemade meat ravioli.

Avaliação geral: Achei que entre as três cervejarias que visitamos essa foi a menos turística, com o ambiente menos fake e um clima mais alemão, no entanto eles pecaram pelo serviço. A espera pela comida nos deixou um pouco chateados. No entanto tudo tem seu lado bom, pois enquanto esperavamos a refeição conhecemos os alemães da mesma mesa que a gente estava e rolou um papo muito legal. Ele confirmou para a gente que aquela era a cervejaria ondes os "nativos" vão. Apesar do problema da espera da comida, continuo achando que se você tem tempo na cidade deve pegar um tram e dar um pulinho lá. Se não está com tempo, ou não tem necessidade de estar entre os locais vá a Hofbraühaus. Ela continua sendo minha favorida. Pelo menos por enquanto.
 
Augustiner
Neuhauser Strass 27 Munchen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover