quarta-feira, 7 de março de 2012

Cervejaria Hofbraühaus - Munique - Alemanha

Escrito por Dani Bispo

No inverno, enquanto na rua está frio e vazio, por trás de uma pequena portinha se revela um mundo à parte. São as cervejarias de Munique. Sempre cheias e alegres elas são parada obrigatória a sua ida à cidade.

Você irá ficar suspreso com a quantidade delas, acho que tem uma em cada esquina.

Como ficamos pouco tempo na cidde, reservamos um dia para cada uma das 3 maiores cervejarias da cidade: Hofbraühaus, Paulaner e Augustiner.

Mas veja bem, todas as três tem uma matriz, que normalmente está instalada em um prédio histórico e muitas outras "filiais". O foco era visitar as matrizes!

A primeira a ser visitada foi a Cervejaria Hofbraühaus. É a cervejaria mais famosa do mundo, citada em praticamente em todos os guias turísticos.

Ela foi fundada em 1589 pela realeza Alemã e aberta ao público em 1828. Inclusive há relatos que os seus salões foram usados por Hitler para reuniões do partido Nazista.

 

Quem mora na cidade diz que prefere frenquentar as outras cervejarias pois a Houfbauhaus é muito turística, no entanto foi a cervejaria que mais gostamos.

Ao entrar você se depara com um salão enorme e lindo. Tudo é muito característico.  As abóbadas do teto são todas pintadas, os lustres de ferro pesado, as grandes mesas de madeira que as pessoas de grupos diferentes compartilham e uma loja onde são vendidos souvenirs.


A música típica alemã é tocada durante todo dia no salão principal, mas se isso te incomoda você poderá escolher um dos outros inumeros salões. A cervejaria é enorme.


Ao chegar fiquei estasiada! Chegamos no fim do dia e os salões estavam lotados. Nos dirigimos para a parte de cima, mas ali ainda estava muito vazio e eu precisava compartilhar daquele clima!


Descemos e conseguimos nos alojar em uma mesa alta junto com outras pessoas. Isso é comum entre os alemães. Se você avistou um lugar vazio, pergunte se pode sentar e se aloje. Eles estão acostumados a compartilhar (só o lugar, por favor).


Fomos logo atendidos pelo garçom, aliás o que não falta ali são garçons e garçonetes passando loucamente com várias canecas de cerveja de 1 litro pendurada nos braços. Uma verdadeira aula de musculação.

Estavamos cansados e mortos de sede.

Seu garçom me traz por favor uma Weißbier geladinha. Pedido atendido, agora podemos começar a escolher a refeição.



A Houfbauhaus serve os pratos típicos da Baviera a preços bem convidativos.
Minha escolha foi a salsicha mais tradicional da Baviera.

Weisswürst
+ Weißwurste ou weisswürst (4,90) - Salsichas brancas cozidas em água servida com mostarda escura doce e comida sem a sua pele. Digo que AMEI-I-I-I, dá até água na boca só de lembrar. A linguiça era boa demais e com mostarda escura e doce eu sou suspeita. Me segurei para não comer todos os dias. Não deu nem tempo de tirar fotos delas no prato hehe

No cardápio em inglês esse prato se chamava Two original Munich veal sausages from the Hofbräuhaus butchery, served with sweet mustard.

Para acompanhar eu pedi outro prato muito tradicional.


Knödel
+ Knödel (2,50) - É uma bola feita de massa de batata e cozida em água fervente. Na verdade não é um "majar dos deuses", e até um pouquinho bate-entope mas combinou muito bem a Weißwurste.
Em inglês esse prato se chama Potato dumpling (2,50).


HB fried sausage
O marido foi tão tradicional quanto eu e pediu um prato que se chamava em inglês HB fried sausage (6,50) - large, grilled pork sausage with sauerkraut.

O que tinha no prato?

+ Bratwürst - É uma salsicha composta de carne de porco, vaca, vitela, cominho e manjerona .

+ Sauerkraut - Chucrute em Alemão. É uma conserva de repolho fermentado. Muito gostoso. Ele adorou o prato em geral.

Além disso pedimos uma cestinha de pães para companhar que no cardápio em inglês se chamava Bread basket.


Nela continha 2 Bretzel ou Pretzel , 1 roll, 1 uma fatia de pão preto feito em casa.


Destaque para o Bretzel ou pretzel (0,90) que é um pão tradicional alemão em forma de nó. Sua massa é seca, muito cozida. As  vendida na Hofbraühaus são salgados  e assim cobertas com grãos de sal grosso. A todo momento você verá as garçonetes passando com cestas desse pão oferecendo aos clientes.



Avaliação geral: Mesmo sendo julgada como uma cervejaria muito túristica, a Hofbraühaus merece sua visita. Te dou inúmeros motivos: A cervejaria tem história, o prédio é lindo, vende ótimas cervejas, sua comida é ótima sem acabar com seu orçamento e o melhor, fica ali, bem do centro da cidade. Pode ir que você não irá se arrepender.


Depois de toda essa comilança, pagamos a conta e saimos a passear pelo entorno da cervejaria que é um local muito agradável.

E você já teve algum a experiência na Hofbraühaus?


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conta para a gente!

Até o próximo post.

Hofbraühaus
Platzl 9 München Germany

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover