quinta-feira, 15 de março de 2012

Cervejaria Paulaner - Munique - Alemanha

Escrito por Dani Bispo
 
Rota romantica que nada, em Munique nosso negócio foi desbravar a rota das cervejarias.

Depois de visitar a Cervejaria Hofbraühaus como contei nesse post aqui, fomos experimentar a cervejaria Paulaner.

Na verdade é sempre bom frisar bem que existem diversas cervejarias que vendem cerveja Paulaner pela cidade, principalmente no centro. No entanto, a intenção era visitar o prédio onde um dia funcionava a fábrica da cervejaria datada de 1889.

Ela não está localizada no centro da cidade e, para isso precisamos pegar o metro, descer na estação Goetheplatz e caminhar uns 5 minutos. Pronto lá estava ela toda imponente.
 
 
Entramos e não foi difícil escolher o lugar para sentar. Diferentemente da Hofbraühaus a Paulaner estava vazia e, apesar de ser hora do almoço, aparentemente não haviam muitos turistas por ali.
 
 
O prédio contava com vários salões enormes porém, para apreciar o movimento, decidimos nos instalar no salão principal, logo na entrada. Todos os salões estavam com decorações natalinas afinal de contas era o dia 31/12!
 

Além dos salões internos, parece que existe um Bier Garden no prédio, mas com o frio que fazia lá fora, não procuramos vistar.
 


Depois de devidamente instalados não perdemos tempo. Fizemos nossos pedidos de comida e bebida.

Logo chegaram as cervas. A essa altura o marido, que teoricamente não bebe, comemorava. Como falei nos posts anteriores, na Alemanha pedimos sempre Weissbier (cerveja de trigo). Dessa vez achei ela um pouco mais escura que as outras mas também não procurei saber se processo de produção é diferente, acredito que sim. Só queriamos bebê-la.
 

Enquanto bebericavamos felizes e contentes, nos seguravamos para não biliscar os Bretzels oferecidos pelas garçonetes. Logo chegou o nosso pedido.

Primeiro o meu:
 
Würstlteller, traditionelle Nürnberger Schweinsbratwürstel, 1 Paar Wiener und Original Regensburger

+ Würstlteller, traditionelle Nürnberger Schweinsbratwürstel, 1 Paar Wiener und Original Regensburger, an deftigen Fass - Sauerktaut und Kartoffelpürre (11,90).
 
Würstlteller, traditionelle Nürnberger Schweinsbratwürstel, 1 Paar Wiener und Original Regensburger

Calma, não é nenhum palavrão alemão e sim um mix de salsichas Bavaras. Tinha uma Nürnberger, duas Wiener e uma Regensburger. ainda vinha acompanhado de chucrute e purê de batatas.

Ah você não sabe o que é nada disso? Isso porque não fez a lição de casa. Vai lá neste post introdutório que postamos anteriomente e veja a explicação de cada item desses

Continuando...Eu havia feito esse pedido porque estava me segurado para não pedir a Weisswürst novamente,. Na verdade não estava acreditando nada no prato, porém ele surpreendeu. Estava realmente uma delícia com destaque total para o purê de batatas. Nunca comi um igual na vida!

O marido resolveu inovar e pediu:
 
Kapuziner Biergulasch, Paprika  

+ Kapuziner Biergulasch, Paprika - Rindsgulasch mit unserem Hausbier abgeschmeckt, dazu Breznknödel (11,90)

O Goulash como já expliquei aqui é um ensopado de carne e, nesse caso, carne de porco. Para inovar o restaurante fez o goulash com cerveja artesanal.
 
Kapuziner Biergulasch, Paprika
 
Acompanhava um knödel de bretzel. O knödel é uma bola feita de massa de batata ou pão, neste caso, foi feita de bretzel, que é aquele pão alemão que tem a forma de um nó e sal grosso por fora. Lembra?

Segundo ele, estava tão maravilhoso, mas tão maravilhoso que passou a viagem toda sonhando em comê-lo novamente. E olha que a pessoa nem é fã de carne hein!

Esse dia estavamos realmente empolgados e resolvemos encarar uma sobremesa.

Dessa vez não teve jeito e fomos unânimes:
 
Bayrischer Apfelstrudel
 
+ Bayrischer Apfelstrudel mit einer kugel Vanilleeis (5,10) - Apfelstrudel Bávaro com sorvete de creme e creme de chantilly.

Podemos dizer que não foi o melhor Apfelstrudel da viagem, mas certamente saciou nosso desejo de comer um strudel Alemão. É que, comparando com a comida, a sobremesa ficou para trás.

Avaliação geral: a Cervejaria Paulaner não é uma cervejaria turística, não tem uma bandinha de músicas típicas alemã tocando, nem aquele falatório (que eu adorei) da Cervejaria Hofbraühaus. Em compensação você irá comer uma ótima comida que, apesar de cara para uma cervejaria, se prestou ao que veio.

Lá você terá a oportunidade de uma experiência realmente Alemã pois terá a companhia de "nativos" (e alguns Italianos) comendo,  bebedo e conversando sem a presença de tantos turístas.

Portanto deixe de preguiça de lado, pegue o metro e faça uma experiência interessante!

E você já andou pela aquelas bandas? Conta para gente!

Até o próximo post.

Paulaner Braeuhaus
Kapuzinerplatz 5, München, Germany
Tel. 089 / 5446110

3 comentários:

  1. Nossa, já está na lista para uma futura volta à Alemanha!! Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Essa cerveja paulaner é realmente formidável.
    Experimentei várias cervejas aí na Alemanha, especialmente na cidade de Hamburgo onde fiquei mais tempo, mas gostei mesmo foi dessa cerveja paulaner, muito boa, desce muito bem.
    Parece que estou até agora com aquele sabor dela na boca, foi a melhor cerveja que tomei até hoje em toda a minha vida.
    Uma pena que tenho que ir na Alemanha para voltar a tomar essa cerveja, fica tão distante, parece que fiz em treze horas de avião.
    Valeu a pena que país é a Alemanha, que maravilha, dos países que conheço o que mais me impressionou.
    Que beleza é uma viagem a Alemanha, moraria lá tranquilamente!
    Estradas maravilhosas, transporte público de excelênte qualidade, deve ser sensacional morar em um país que valoriza o ser humano, onde a maioria das pessoas tem casa, a educação é prioridade do governo, a saúde é muito boa, enfim uma grande nação.
    Tenho muitas saudades da cerveja paulaner e das estradas de lá, aquelas autoestradas com várias retas.
    Enfim um paraiso aqui na terra, Alemanha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristóvão aqui no Rio encontro a cerveja Paulaner nos supermercados a um preço acessível
      A AMBEV esta importando.
      A Alemanha é realmente incrível

      Dani Bispo

      Excluir

Booking.com
Pin It button on image hover