sábado, 21 de abril de 2012

Florença - Itália


Florença é para alguns a mais bela cidade da Itália.

Para os amantes de arte e da boa mesa mais ainda. 

A capital da Toscana tem muito a oferecer aos seus visitantes principalmente em se tratando de boa comida e bons vinhos.

A nossa ida a Florença em 2010 foi rápida. 

Ficamos apenas dois dias e, apesar do pouco tempo de estada tivemos boas experiências gastronômicas na cidade.


Nosso primeiro almoço foi em um restaurante turístico chamado Caffetteria Letizia em frente ao Palazzo Vecchio.

 
A comida não era nada demais porém em se tratando de comida, tudo na Itália se torna especial. 


 Comemos uma salada e uma pasta cada um. 


Estavam boas mas o melhor, sem dúvida, foi comer de frente para o Palazzo Vecchio com a companhia de pequenos passarinhos que uma vez ou outra vinham até a nossa mesa roubar uma migalha de pão.


Depois do almoço saímos em busca de um verdadeiro gelato Italiano como sobremesa. Muita atenção porque essa dica merece ser lida atentamente

Depois de muito andar pelo Centro hitórico perguntamos a um nativo qual era a melhor gelateria da cidade. Ele eu nos indicou a Gelataria dei Neri. Rumamos correndo para lá.

O sorvete era artesanal (sempre). Eu fui de pistache com chocolate e o marido de nocciola (avelãs) e frutas. A textura era excepcional.


Além dos gelati de sabores tradicionais Italianos, a gelateria vendia também granita siciliana, (que é uma espécie de raspadinha de gelo com sabor). frappe e, pasme, PROFITEROLLES. 

Isso mesmo que você leu meu amigo. Essa maravilha divina vinha acompanhada do sorvete ARTIGIANALE de sua preferência e calda de chocolate.


Realizou? Eu infelizmente quando percebi, já havia feito meu pedido e não quis abusar da minha cota de glicose diária (hipócrita).


No jantar descobrimos um restaurante bem legal. O marido queria me mostrar algumas especialidades mas a condição era que não fosse nada muito pesado. 
Dessa forma, durante as nossas andanças noturnas pela Centro histórico da cidade, um restaurante de atmosfera romantica nos chamou atenção, ele se chamava MammaMia.

Localizado na Piazza del Mercato Nuovo ou Piazza del Porcelino, os seus salões acolhedores iluminados à luz de vela eram o ambiente perfeito para aquela noite fria.


Para comer, entre as muitas opções de massas e carnes pedimos uma Ribollita.

Ribollita é uma sopa típica da região da Toscana que tem em seus ingredientes principais feijão e repolho entre outros vegetais.


Essa sopa era feita pelos camponeses que tinham o habito de cozinhar em grandes quantidades e, quando haviam sobras de legumes, eles as guardavam, acrescentavam pão e requentavam cada vez que queriam comer. O nome Ribolita quer dizer requentada.


Requentada ou não, a nossa Ribollita estava maravilhosa. Os pães molhadinhos com o caldo de legumes mais o azeite extra virgem exalavam o perfume pelo ambiente. Tudo acompanhado por vinho branco "della casa" para fechar a noite em uma das cidades mais romanticas da Itália.

E você? Tem alguma dica de Florença? Compartilhe com a gente! Quem sabe na nossa próxima ida à cidade não fazemos dela um post.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover