segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que comer em Bogotá - Colômbia - Introdução às comidas típicas

Escrito por Dani Bispo
 
A culinária colombiana tem influências de culinária espanhola, andina, africana, caribenha e crioula. É forte a presença do milho, banana, mandioca e abacate nos seus pratos.
 
Antes de qualquer coisa gostaria tranquilizá-los quando a similaridade da comida colombiana. Grande parte dos ingredientes usados são iguais aos nossos.
 
A Colombia em geral é muito rica gastronomicamente por ser uma terra onde "plantando tudo dá". O café também tem forte presença local.
 
Não faltam barraquinhas espalhadas pela cidade para se fazer um lanche bom e barato.
 
Em nossa pesquisa inicial vimos uma culinária rica e bem diversificada.
 
Saiba tudo sobre a cidade de Bolonha e Emilia Romagna na Itália no blog “a Bolonhesa”

Logicamente, apesar de muito esforçados, em dois dias não conseguimos comer tudo que gostaríamos então optamos pelas comidas mais tradicionais.
 
Vamos nos ater a contar aqui as comidas típicas que experimentamos, ou vimos nos cardápios do restaurantes e quais foram nossas impressões pessoais.
 
Frutas

A Colômbia é um país com uma grande variedade e qualidade dos frutos devido à sua localização geográfica e as suas diferentes zonas climáticas.

 
Para os amantes das frutas, Bogotá e o país em geral, é um paraíso.
 
Diversas frutas tropicais são vendidas em todos os cantos da cidade sob forma de suco, com água ou leite, em forma de salada de frutas ou simplesmente em pedaços.
 
Não se assuste com os nomes, muitas delas são as mesmas que temos aqui no Brasil, porém outras são um tanto "exóticas" para nós.
 
+Borojo – É uma fruta ácida e densa que mede de 7 a 12 centímetros de diâmetro e com muitos caroços. Tem supostas propriedades afrodisíacas.
 
+Curuba - É uma fruta da família do maracujá, também ácida. Tem a mesma cor porém a forma é mais comprida, parece um pepino. Tem muita vitamina C e A e também as propriedades de efeito calmante. Muito vendida em forma de "smoothie" em Bogotá.
 
+Feijoa - Da família da goiaba, é conhecida em Bogotá como goiaba baby. Muito rica em vitaminas A, C e E ela tem um sabor doce, sementes bem pequenas e, polpa gelatinosa na cor creme. Seu aroma lembra um abacaxi.   

Guanábana

+Guanábana - A nossa graviola. Experimentamos em forma de suco com leite vendido em uma barraquinha próximo a subida do Cerro Monserrate. Gostei bastante e o marido devorou.
 
+Granadilla – Outra do Maracujá’s family. Sua aparência é muito parecida com ele. Com um sabor menos ácido e mais doce a sua casca comestível é lisa, laranja com pintinhas brancas
 
+Gulupa - Outra do Maracujá’s family. É uma fruta de polpa ácida, redonda e de casca com coloração amarela ou avermelhada.
 
Lulo

+Lulo – Também conhecido como Naranjilla é uma planta da família do tomate, com a casca de cor laranja. É muito rico em vitamina C, e sua polpa é doce e ao mesmo tempo levemente ácida, com muitas sementes brancas. Tomamos em forma de suco (lulada) e vimos nos restaurante e em barraquinhas espalhadas pela cidade. Tem um sabor cítrico muito bom.
 
 
+Mamey -  No Brasil é conhecido como abricó. Frequentemente confundida com o Zapote essa fruta tem gosto meio ácido.
 
+Pitaya  e Pitaya amarela - As mais "exóticas" entre as frutas colombianas. De sabor muito doce, tem propriedades digestivas e laxativas, ajuda na redução de peso e eliminação de toxinas.
 
+Tamarillo - Uma excelente fonte de pectina (uma fibra solúvel) além de ser fonte de antioxidante e fortalecer o sistema imunológico. A casca, grossa e amarga deve ser tirada. Tem sabor azedo, suculento, um pouco agridoce.


Uchuva
+Uchuva ou physalis  - Essa frutinha  andina, redonda, amarela, doce e pequena aí de cima. É comido sozinho, em xarope, sobremesas e com outras frutas doces. É servido no restaurante Andrés DC junto ao coco e o abacate como um aperitivo de boas vindas.
 
+Zapote – O mesmo que o nosso Sapoti, ou seja, fruta que faz o chiclete. E fruto suculento, com polpa mole e sabor adocicado sem ser acido.
 
Molhos

Aji colombiano
+Aji - Já havia falado desse molho no post de Santiago do Chile. Como o nome diz, é um molho feito de pimenta aji. Na versão colombiana leva, dentre outras coisas, coentro, cebolinha, pimenta vermelha ou preta, vinagre, sal e suco de limão e, muitas vezes, pedaços de abacate. O que eu provei em Bogotá ardia demais, mas para quem curte uma "ardência" vai amar.
 
hogao

+Hogao - Um molho muito importante para culinária colombiana. Uma mistura deliciosa de tomate, cebola, alho, coentro e pimenta. É muito consumido com Patacón, carnes, bandejas e arepas, mas também é usado da preparação de base e no tempero.  Meu predileto. Delicioso.
 
Chimichurri

+Chimichurri - É um molho verde à base de muita salsinha, orégano, salsão,  cebola, alho, cominho, vinagre, azeite de oliva e pimenta vermelha. É muito usado para marinar as carnes de churrasco e para acompanhar carnes ou outras comidas. Comemos como um dos acompanhamentos do Patacón e achei bom.
 
Entradas e Lanches
 
+Aborrajado - São plátanos (banana da terra) maduros recheados com queijo campesino (queijo cottage) e/ou goiabadas depois são empanados e fritos. Imagina nossa banana à milanesa recheada, imaginou? É mais ou menos isso!
É vendido em todos os cantos da cidade, principalmente nas barraquinhas de rua. Esqueça  o futuro entupimento de suas artérias e se acabe!
 
+Almojabanas – Lembra muito um pão de batata na sua forma. É feito com farinha de milho e recheado com queijo.

Arepa de choclo

Arepas
+Arepas – Um prato feito de farinha de milho. É muito popular na Colômbia e Venezuela. Uma espécie de panqueca de milho, que pode ser consumida aberta ou fechada e recheada com o que sua imaginação mandar. São normalmente consumidos com chocolate quente no café da manhã ou como lanche da tarde.
 
Eu comi uma que veio junto à Bandeja Paisa, a textura era bem crocante mas não me apaixonei. Em contrapartida, fiquei louca com a arepa de choclo que comi no Andre DC e no Plaza Andrés.
 
+Batatas Rellenas – São batatas recheadas.

Chips de banana

Chips de banana
+Chips de banana - Sim, isso mesmo que você viu. Os platanos (bananas da terra) são cortados em tiras bem fininhas e fritos, como fazemos com a batata. São vendidos nas barraquinhas de rua em saquinhos. Não resistimos, experimentamos e adoramos (tudo bem que foi o marido que devorou 90% do saquinho).
 
+ Deditos De Queso - São queijos empanados em uma massa crocante. Vimos em diversos lugares como na cafeteria Juan Valdez por exemplo. Bom para o lanche.
 
empanadas
+ Empanadas - Teoricamente as empanadas colombianas podem ser cozidas ou fritas, porém, ao contrário de Buenos Aires, eu só vi empanadas fritas no meu caminho. Elas mais se assemelhavam aos nossos risoli. Os recheios também podem ser variados como carne moída, queijo, cenoura, frango, ovos, ervilhas etc. Normalmente se come com Aji.
 
+Pan de Yuca ou Pan de Bono - Feito com farinha de mandioca e formato de um croissant, tem a textura igual ao nosso pão de queijo.


Patacon (con queso)

+Patacón - É uma massa feita de plátano (banana da terra) verde e depois frita ou assada aberta como uma pizza.  O patacón pode acompanhar diversos pratos principais mas também pode ser usado para o lanche com os mais diversos recheios. Comemos com queijo e hogao e simplesmente amamos. Lembrava muito a uma pizza com muita crocancia.
Em alguns países da América Latina também pode ser chamado de Tostón.
 
+Platano - Banana da Terra. Superimportante você saber, pois, verde ou madura, ela é base de muitos pratos colombianos.
 
+Salpicón de Frutas - Salada de frutas.
 
Sopas
 
Ajiaco
+Ajiaco - É uma sopa deliciosa leva tanta coisa que é praticamente uma refeição. Normalmente é feita com pedaços de frango, milho, guasca, que é uma erva, e batata para engrossar e dar a sopa sua coloração amarelo escura. Geralmente servida com creme de leite, alcaparras e abacate que podem vir misturados à sopa ou não. É o prato "mais típico" de Bogotá. Tem que comer. Comemos e amamos!
 
+Changua - Sopa de leite com ovos. Coloca-se em uma panela, água e leite em quantidades iguais, sal e acrescenta-se um ovo sem estourar a gema cozinhando por aproximadamente um minuto. É servida com cebolinha e coentro e um pão amanhecido chamado calado.
 
+Sancocho - é um cozido, mas também pode ser considerado um guisado. Consiste em grandes pedaços de carne ou peixe (vimos com Pargo) e uma infinidade de legumes com caldo. Servido com arroz branco.
 
Pratos Principais
 
+Asado Bogotano - Na Colômbia, assim como na Argentina e Uruguai, a palavra Asado pode ser usada tanto para um evento social ou para as técnicas de churrasco. O assado Bogotano é normalmente servido com molho chimichurri que eu contei ali em cima.
 
+Tamalesou tamal - é como a nossa pamonha. São embrulhadas em folhas de bananeira e servidas no café da manhã com chocolate quente. Podem ser recheadas com pedaços de cenoura cozida ou outros legumes, grãos de milho inteiros, arroz, frango com osso e / ou pedaços de carne de porco.

O pobre leitãozinho na bandeja
+Lechona - também conhecido como "lechon asado", ou seja, leitão assado. Normalmente depois do abate, o leitão é recheado com arroz e ervilhas e cozido por cerca de 10 ou 12 horas. Vimos sendo entregue em uma lanchonete no Centro. Ficamos morrendo de pena do porquinho.
 
Bandeja Paisa
+ Bandeja Paisa - é um prato nacional composto de arroz branco, fríjoles (feijão vermelho cozido) com carne de porco, carne moída, chorizo, chicharrón (torresmo), huevo (ovo frito) e aguacate (abacate). Existem variações que podem incluir outras coisas dentre elas arepa. Para quem não gosta de grandes novidades gastronômicas ou está com saudades da comida de casa esse é o prato mais indicado.
 
Bandeja arriera
+ Bandeja Arriera - Como no prato anterior, a base é o arroz branco e feijão vermelho, no entanto vem acompanhado de carne (bife) e guacamole. Também pode haver outras variações.
 
+Quesillo - é um queijo fresco não curado, feito com o leite de vaca não pasteurizado. O quesillo tem uma consistência semi-mole parecida com um pudim e às vezes é envolvido por uma folha de bananeira ou não.
 
+Arroz com coco - Como o nome diz arroz com coco. Muito consumido para acompanhar carnes ou peixes.
 
+Chicharron –  torresmo.
 
Sobremesas
 
+ Arequipe - Doce de leite. Muito presente na gastronomia na Colombiana em bolos, tortas, biscoitos recheados, sorvetes ou Oblea.


Oblea
+ Oblea - Talvez a mais curiosa sobremesa colombiana. É um sanduiche composto por dois biscoitos waffels gigantes e finíssimos com recheios variados que podem ir do tradicional doce de leite (arequipe) até chips de chocolate, coco ralado, queijo e geleia de frutas. Muito populares, são vendidos em qualquer esquina.
 
recheios da Oblea
+ Arroz con Leche - É o arroz doce. Geralmente é feito com leite condensado, açúcar, laranja ou casca de limão, uvas passas (embebido em vinho do porto ou conhaque), gema de ovo, cravo, canela e baunilha aromática polvilhado com canela em pó. Pode ser servido quente ou frio. 
 
+Mazamorra ou Peto - A nossa canjica. O prato inclui tipicamente grãos de milho, embebidos em água e cozidos até ficar macio. Geralmente é vendido como comida de rua. Em alguns países da América do Sul é feito com milho roxo. Geralmente comido doce com canela.
 
 
+Leche asada – Pudim de leite - preparado com leite condensado, ovos, açúcar e baunilha. Os colombianos também incluem canela e noz-moscada.
 
+Natilla – é um prato normalmente servido no natal. Na variação colombiana inclui leite, "panela" (rapadura), paus de canela e amido de milho. Tradicionalmente, as pessoas gostam de adicionar coco ralado, mas é um ingrediente opcional. Para enfeitar polvilha-se com canela em pó em cima.
 
+ Postre de Natas - Uma espécie de pudim de natas. Leva basicamente, leite, açúcar e ovos, mas podem conter outras variações.
 
+ Panela – Rapadura.
 
Bebidas não alcoolicas
 
+Aguapanela - Vimos em praticamente em todos os lugares. Na verdade é uma espécie de xarope feito da cana de açúcar. Pode ser tomada quente/ fria e com adição de suco de limão e laranja ou ainda, na versão quente pode ser adicionado leite.
 
+Champús - feito com milho, frutas como lulo, abacaxi, marmelo ou graviola, adoçado com panela (rapadura) e temperado com canela, cravo e folhas de laranjeira.
Na Colômbia acrescenta-se o milho moído.

Chá de coca

+Chá de coca - Não é nada disso que você está pensando. Essa cházinho estraído da folha de coca tem fins medicinais incríveis. Além de ter efeitos digestivos, estimulantes e antioxidantes esse chá diminui os efeitos da altitude. Em geral não sofremos muito com a altitude em Bogotá, só uma leve dor de cabeça e enjoo. Mas bastou tomar uma xícara e rapidamente os efeitos foram embora, como um passe de mágica.

 
+Café - Não precisamos dizer que o café colombiano é maravilhoso. Em Bogotá tomamos na Juan Valdez Café e Plaza Andres, porém vimos que existem cafeterias espalhadas por toda a cidade.
 
lulada
+Lulada - É feita através da mistura do sumo e pedaços da fruta lulo, cubos de açúcar, água e gelo. Tem um gosto cítrico suave e delicioso. Vale muito a pena experimentar.
 
+Malta - Uma bebida industrializada carbonatada de malte, o que significa que é fabricada a partir de cevada, lúpulo e água assim como a cerveja;  Na realidade é uma cerveja que não foi fermentada, mais doce e com gosto de melado. É consumida como um refrigerante.
 
+Masato - é uma bebida fermentada à base farinha de trigo, água, açúcar, cravo e canela. Mas também existem preparações com abacaxi e milho, que são mais rossos. Masato vai perfeito com muffins, cookies, bolinhos, almojábanas, empanadas ou garullas com carne ou frango.
 
Bebidas alcoolicas
 
+Guarapo - Caldo de cana. Na Colômbia o guarapo é mantido em um grande jarro de cerâmica e deixado fermentar por cerca de 2 meses. Nesse tempo, é adicionado panela (rapadura) para o líquido ficar com o álcool mais forte. Uvas e abacaxi são normalmente utilizadas.
 
+Canelazo - É aguapanela na sua versão alcoólica.  São acrescentadas canela e aguardente da cana. Muitas vezes podem ser adicionados sucos de frutas.
 
+Refajo - É uma bebida preparada da mistura de Cerveza Aguila e refrigerante colombiana. Em algumas versões podem ser acrescentados rum ou aguardente.
 
Ufa! Aí estão algumas informações básicas do que comer em Bogotá  e até em outros locais na Colombia.
 
Fiquem à vontade para acrescentar outras gostosuras ou me corrigir caso tenha feito algum equívoco.
 
Espero que tenham gostado do post
 
Até mais
 

9 comentários:

  1. Amei o post.. muito rico..
    Está de parabéns pelas informações..
    Beijos
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Gostamos muito do seu blog, principalmente as dicas de Bogotá, onde estamos agora . Leonardo e Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Dani, como colombiana dou me parabéns pelo post, você fez uma excelente pesquisa. Ro

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do seu blog! Já imprimi seu material e levarei comigo para as ruas de Bogotá e de Cartagena, assim, ao ler um cartaz ou cardápio, poderei consultá-lo e saberei exatamente de que se trata, e saberei fazer meu pedido sem a menor sombra de dúvida! Muito útil!!!!!!!!!!!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh q legal Erik. Ficamos
      Muito felizes por ajudar
      Abraços
      Dani Bispo

      Excluir
  5. MUITO BOM. MUITA INFORMAÇÃO BOA. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. Parabens!!! Seu post é excelente e assim como o Erik levarei impresso, pois será extremamente útil na hora de fazer meu pedido. Agradeço seu altruísmo em ajudar tantos viajantes.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom... estou indo semana que vem vou imprimir e levar para no caso de duvidas não errar!!! Obrigada!

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover