sábado, 12 de maio de 2012

Andrés DC - Bogotá - Colombia

Tá bom, confesso que nunca fiquei tão ansiosa para escrever um post como este aqui.

Antes de qualquer outro post, lá estava eu pulando qualquer ordem ou cronograma.

Na verdade eu só animei de ir à Bogotá por que queria muito conhecer este restaurante e agora, depois que voltei, posso falar que eu queria morar dentro no Andrés DC, mas podia morar no Plaza Andrés também.

Nesse post vou me ater em falar no Andrés DC.

O Andrés DC é um restaurante da rede Andrés Carne de Res e fica localizado no coração da Zona Rosa.

Existem outros restaurantes da rede: A matriz que fica a 30 minutos de Bogotá, em Chía, e o Plaza Andrés, uma grande praça de alimentação dento do Shopping Retiro também na Zona Rosa.

Esse nome estranho, Andrés Carne de Rés, quer dizer Andrés carne de boi, ou seja, não quer dizer absolutamente nada.

Tinhamos pouco tempo na cidade e por isso optamos em ir à filial da Zona Rosa que era pertinho do nosso hotel.

Batemos o cartão lá nas duas noites que estivemos na cidade.

Na primeira noite chegamos cedo, por volta de 21h, e logo conseguimos uma mesa, mas eu alerto: o aconselhável é fazer reserva o quanto antes possível. O restaurante vive cheio.

Na segunda noite tentamos uma mesa, mas às 22h já estava lotado. A hostess nos aconselhou subir para a pista de dança. Puxa, foi incrível! Sem nenhuma espera conseguimos dois lugares no balcão e ali fizemos nossos pedidos de bebida, comida ao som de salsa, cumbia, reggaeton e "ai se eu te pego" em uma pista de dança pra lá de animada.

A casa tem uma decoração super kitsch. Um monte de coisas penduradas e utensílios feitos na matriz em Chía onde o Andrés emprega 100 jovens que trabalham na confecção desses extravagantes utensilios. Ali tudo está a venda. É só pedir para incluir na conta.

Dividida em quatro andares cada um foi batizado de um nome: céu, terra, inferno e purgatório

Um monte de artistas fica o tempo todo andando pelo restaurante e fazendo performances. Se você é estrangeiro pode ter certeza que vai ser pego por algum deles.

Obviamente não seriamos uma exceção. Uma bandinha de música chegou à nossa mesa tocando várias musicas e a artista nos colocou uma coroa e uma faixa com o seguinte dizer: "Bienvenido a la tierrita".

Pausa para fotos.

Não se preocupe isso é tão corriqueiro no local que quem está em volta nem se impressiona.

Sem dúvida, tudo muito original.

Agora vamos ao que interessa: a comida.

Assim que sentamos à mesa e, antes que o garçom pudesse expressar qualquer cordialidade, eu pedi: “Um mojito para mim por favor”?

Mojito

O marido do outro lado completou: “Para mim a cerveja nacional recomendada pelo taxista: A Colombiana”.

Junto com as bebidas chegou à mesa uma panelinha com algumas frutas: Abacate, coco, limão e uchuva, novidade que foi totalmente disputada pelo casal.

Abacate, coco. limão e uchuva

Na seqüência, recebemos o mega-cardápio-revista. Era impossível escolher alguma coisa por ali sem ser intimo da culinária colombiana. Eles tinham todos os tipos de comida típica (ou não) que nos deixou completamente tontos.

Atenciosamente o garçom nos ajudou nos decidir.

O primeiro a chegar à mesa foi patacón com queijo e hogao (7200,00).

patacon
Lembrava muito uma pizza com uma massa bemmm crocante sabe?

hogao
Além do molho hogao, o patacón vinha acompanhado de molhos chimichurri e aji
Esse último foi logo dispensado porque ao me empolgar e colocar um pouquinho no patacón, quase tive que me afogar no meu mojito! Ardia demais para os meus padrões. De qualquer forma sem o aji adoramos o prato.

Aji

Chimichurri
O segundo prato da noite poderia classificar como "minha paixão colombiana": Arepa de choclo (7800.00).

Arepa de choclo

Não tenho palavras para descrever a delicadeza e suavidade da massa desta arepa. A textura de massa de crepe com sabor de milho, recheada com queijo e acompanhada de um cremoso queijo branco. Esse prato é simplesmente imperdível.

A esta altura da noite estávamos super empolgados e queríamos mais e mais.

Na nova remessa, primeiro chegaram as empanadas con queso (3100,00). Confesso que decepcionei.

empanadas
Diferentemente de Buenos Aires estas empanadas eram fritas e estavam gordurosas. Dispensável.

Na seqüência um mixto de arepas (23600,00). Eram quatro mini-arepas brancas com diferentes recheios. Champignon, hogao, guacamole (abacate) e queijo antioqueño (uma espécie de ricota).  Estavam todas muito gostosas no entanto a estrela da noite certamente foi mais uma vez o molho hogao.

Mixto de Arepas
Para fechar com chave de ouro, chegou à mesa o real motivo desculpa do nosso jantar: Ajiaco con pollo.

Ajiaco

O ajiaco talvez seja o prato bogotano mais tradicional e o primeiro da nossa lista de desejos.
O nosso veio acompanhado de abacate, banana, alcaparras, creme de leite e Chimichurri.
O grande lance desse prato é você misturar tudo na sopa e cair dentro.

Achamos realmente uma delícia principalmente ao acrescentar o creme de leite e a banana ao prato. Mas veja bem, não vai achado que é uma "sopinha". Na realidade é um SOPÃO. Alimenta de verdade. Você pode trocar tranquilamente seu almoço tradicional por um ajiaco. Aprovadíssimo.

Essa comilança toda foi apenas na primeira noite de visita ao local. Mas queríamos mais e mais.

Impossível ir embora sem voltar no Andrés DC. Na nossa segunda noite na cidade tivemos que repetir a dose.

Não tínhamos reserva então, como falei, a solução foi ir direto para o 4º andar onde fica a pista de dança. O ambiente estava para lá de animado e por isso optamos somente por bebericar e beliscar um de patacon con hogao. Mais uma vez amamos tudo daquele lugar.

Tudo estava perfeito, desde as músicas (admito que adoOOoOro reggaeton), as pessoas (no teens), os simpáticos garçons e o clima.

Queremos fechar esse post falando que turístico ou não, o Andrés DC é uma atração imperdível na cidade de Bogotá.

Ali você terá uma experiência multisensorial dentro de uma grande festa.

Agora entendo perfeitamente porque todos os blogs e guias te mandam para lá

Você tem que ir também e depois voltar aqui para nos contar combinado?

Até o próximo post

Andrés DC
Calle 82  12-21
El Retiro - Zona Rosa - Bogotá

Um comentário:

Booking.com
Pin It button on image hover