domingo, 27 de maio de 2012

Füssen - Baviera - Alemanha


Füssen é parada obrigatória a todo turista em viagem pela Baviera. São apenas duas horas a partir de Munique. 

Todo turista que se preze (nós) faz um bate e volta na cidade em busca de belas paisagens e, principalmente, do Castelo de Neuschwanstein. 

Você não tem ideia do que seja esse castelo de nome quase impronunciável? Vou te dar uma dica: Disney? Cinderela? Te lembra alguma coisa?

Sim, meus caros amigos, este castelo construído pelo excentrico Rei Ludwig II da Baviera, foi a fonte de inspiração de Walt Disney para o castelo da gata burralheira na Disneyworld.
Lógico que estando ali do lado eu não poderia perder a chance de desbravar toda magia e encantos reais do local. 

Assim que chegamos à cidade fomos surpreendidos pela vista do Castelo cravado na encosta mas infelizmente coberto por tapumes da reforma. Quase chorei. No entanto não desisiti de chegar até lá.
Resolvemos subir a pé, pois além do ticket de charrete ser caro, queriamos curtir a paisagem do local. Só de pensar que seriam uns 30 minutos de caminhada morro acima, a fome apertou e antes de encararmos a subida comemos um de Cachorro-quente com currywurst e mostarda porque ninguém é de ferro. Delícia de street food.

Para descer todos os santos ajudam não é? Mas no caminho só de pensar que seriam mais uns 20 minutos de caminhada morro abaixo, a fome apertou de novo! Pretzel neles!
Depois de toda essa atividade física à base de street foods e entre belas paisagens, precisavamos fazer uma refeição digna de reis e rainhas. 
Assim enquanto esperavamos nosso trem fomos desbravar o centrinho de Fussen e mesmo sem saber, acabamos entrando em restaurante incrível que se chamava Gasthof Krone.

É um restaurante medieval. Desde as armaduras expostas no salão aos copos nas mesas tudo gira em torno dessa época.


Os garçons, que estavam vestidos à carater, nos aconselharam a comer com as mãos. Achei que seria diferente e divertido, mas infelizmente não consigo. 
Ao sentar na mesa recebemos nossos babadores, se é que esse grande guardanapo penurado no pescoço pode ser chamado assim. 

Como era nossa despedida da Alemanha (estavamos voltando para Austria) pedimos em alto em bom som: Duas Weissbier por favor.

Depois que elas chegaram começamos a fazer nossos pedidos. 
Ao abrir o cardápio vimos que as carnes densas são a grande especialidade da casa, mas este dia optamos por algo digamos mais "leve".
O marido escolheu com sucesso o que ele gostaria de comer sozinho, eu disse "gostaria" porque no final compartilhamos tudo.

Erdapfelsuppe
+ Erdapfelsuppe serviet in einer roggebsemmel (6,50) - Era uma sopa de batatas delíciosa (tive que provar) servida dentro de uma broa. Ela fez bonito para abrir os trabalhos e espantar o frio. Em inglês esse prato se chama Tick potato soup.

Gerockne Schwammerl
+ Gerockne Schwammerl in el und brotkrumen gewälzr, in heissem fett gebacken, servieret mit einer kräutertunke und einer Roggensemmel (9,20) - Pode se dizer que esse foi o grande sucesso da refeição. Cogumelos empanados com um molho de erva doce de chorar. Na realidade o prato era do marido mas eu o devorei quase que inteiro. Surreal de bom!


No cardápio em inglês esse prato se chama Fried forest mushrooms.
As minhas escolhasnão foram nada originais:


+ Paar Weisswüst'l mit senf und brezen (5,50) -  As tradicionais weisswüst que eu havia comido na Cervejaria Hofbraühaus. Gostei tanto que na despedida da Alemanha resolvi comer novamente. Dessa vez retirei a pele da salsicha (me parece ser a maneira correta de comê-la). 


Estava delíciosa como sempre e vinha acompanhado de Bretzel

 
Para acompanhar pedi um Knödel. 

O marido logicamente tirou umas casquinhas. No cardápio em inglês esse prato se chama 2 Veal sausages.
Na sobremesa eu fui categórica: Quero mais uma vez um doce de maçã. O marido, que não é bobo nem nada, me acompanhou. 

Mini windbeutel
Mini Windbeutel mit puderzucker auf Vanillesauce (5,00) para mim - Na verdade só queria comer um Frittelle di mele novamente. Não pedimos sequer pelo cardápio. Disse que queria um Frittatten e pronto ele surgiu lindo leve e solto na minha frente. Estava muito bom porém não chegava aos pés do que a gente comeu em Andalo.
Apfelstrudel mit vanillesauce
Apfelstrudel mit vanillesauce (5,80) para o marido - Esse sim merece ser condecorado como a sobremesa do dia! Massa leve e doce na medida certa. 
A refeição foi finalizada pelo coro "Uh uh é Alemanha, Uh uh é Alemanha...". Saímos de Fussen com a certeza que só na Alemanha você o verdadeiro strudel e o verdadeira salsicha. 
Virei uma fã de carteirinha da culinária Alemã!
E você curte a comida Alemã? Conta para a gente?

Gasthof Krone
Schrannengasse 17
Fussen Alemanha

2 comentários:

  1. Já li diversas vezes o que você escreveu, e babei com as fotos dos pratos, estou organizando o roteiro da minha viagem (que acontecerá em agosto/2014) com meu namorado e adoro o modo como você descreve tudo com em Füssen com detalhes. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Obrigada de coração. Fico feliz que o blog esteja te ajudando na sua viagem. quando voltar passa aqui para nos contar como foi.
      bjs
      Dani Bispo

      Excluir

Booking.com
Pin It button on image hover