sexta-feira, 15 de junho de 2012

Casa Santa Clara Restaurante - Bogotá - Colômbia


Começo esse post alertando que foi somente dessa vez que nos rendemos aos restaurantes super turísticos. Mas foi por um bom motivo.

Estávamos no ponto turístico mais obrigatório em Bogotá, o Cerro de Monserrate, a 3.152  metros de altitude e sem guarda-chuva quando começou a chover.

Tínhamos tomado café da manhã super cedo e já era hora do almoço, então juntando a fome com a  vontade de comer fomos dos refugiar da chuva, na Casa Santa Clara Restaurante e olha que não nos arrependemos. Vou contar porque:

O local é super agradável, instalado em um belo casarão todo em madeira, construído em 1974 em Usáquen e transferido para lá em 1979. 

 


 A parte interna tinha um lindo piso em madeira, lareira para os dias mais frios e uma belíssima vista da cidade. 

A maioria das mesas são cuidadosamente distribuídas sob as janelas para que o cliente aprecie a vista durante a sua refeição.

 

 

Ao olhar o cardápio vimos que a proposta da casa era oferecer os pratos típicos bogotanos. Como estávamos ali para isso mesmo começamos as escolhas.

Lulada
Para beber eu escolhi sem pestanejar uma lulada (8.300) que é uma bebida não alcoólica Colombiana feita do sumo e pedaços do lulo (fruta), cubos de açúcar, água e gelo. Vale muito à pena experimentar. Uma delícia.

A casa oferece várias opções de entradas tais como sopas, saladas e cerviches no entanto preferimos ir direto para os pratos principais. 

Dentre os pratos principais haviam diversas opções de carnes, pescados e mariscos. 

A minha escolha foi:

+ Bandeja Paisa (24.800) - Esse prato era composto de frijoles, arroz, carne molida, chorizo, chicharron, aguacate, huevo, tajadas de maduro e arepa antioqueña ou seja, Feijão, arroz, carne moida, abacate, ovo e arepa. 

Bandeja Paisa
Olha estava realmente muito gostosa até pela similaridade com a nossa comida brasileira. Confesso que dispensei a carne de porco, mas o resto fui muito feliz. 

Bandeja Paisa
 
O marido não foi  criativo e também optou por outro prato típico bem similar ao meu:

+ Bandeja Arriera (22.500) - Carne asada, arroz blanco frijoles en canastilla de patacón y guacamole, ou seja, Carne assada (que mais parecia um bife), arroz branco, feijão dentro de uma cestinha de patacón e guacamole (creme de abacate salgado). Delícia! Ele devorou tudo sem deixar rastros.

Bandeja Arriera

Depois do almoço, teoricamente eu deveria pedir a sobremesa, mas eu estava sentindo os efeitos da altitude. 

Não tive cansaço, mas um leve enjôo, principalmente depois que almoçei.

Aí o marido teve e brilhante idéia de pedir um cházinho para ajudar na digestão. 

O garçom nos sugeriu o chá de coca, resolvemos encarar.   

  
Calma esse chá não dá onda, barato ou qq coisa do gênero.

A folha da coca nos países andinos é usada com efeitos medicinais e principalmente para amenizar os efeitos da altitude e com efeitos digestivos, perfeito para aquele momento.


Escolha acertadíssima. Além de ter agradado meu paladar (sou fresca com chás), em questão de minutos eu estava bem melhor, pronta para a sobremesa, mas o que escolher?

Das opções típicas que o restaurante me oferecia não me animei com nenhuma. 

Devo confessar que quando cheguei fiquei vidrada na sobremesa do casal da mesa ao lado e nada mais saia da minha cabeça senão aquela enorme taça com qq coisa doce e linda dentro. Então resolvi pedi-la:

Mocaccino helado
  
+Mocaccino Helado (8.500) - espuma de café com sorvete de creme e gotas de chocolate. Não tenho palavras para descrever a suavidade e a delícia dessa sobremesa. O marido não resistiu e partiu para o briga. Ele não ia deixar de tirar uma lasquinha né?

Mocaccino helado
Para ele:

Torta Santa Clara
+ Torta Santa Clara (8.500) - Uma deliciosa combinação entre torta de chocolate e flan de baunilha. Ele gostou bastante, mas nada se comparava a minha escolha (sentiu a minha empolgação em relatar a sobremesa dele né? hahaha

Finalizamos com outro chá de coca (para a digestão minha gente!) e, quando a chuva- diária-da-hora-do-almoço de Bogotá deu uma trégua, tomamos o funicular e fomos acabar de desbravar esta cidade de sabores mil.

Até o próximo post.

* Todos os preços estão na moeda local - Pesos colombianos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover