sexta-feira, 6 de julho de 2012

La Mar - Usaquén - Bogotá - Colombia


Enquanto apreciávamos o trabalho de uma loja fofa no bairro de Usaquén quando São Pedro nos resolveu presentear com o tradicional chuva-diária-da-hora-do-almoço.

Ficamos presos por uns 30 minutos na loja e o estômago já começava a reclamar. Não tínhamos muitas escolhas, deveríamos almoçar nas proximidades, e por sorte, essa comilona aqui, já havia paquerado o restaurante da esquina em frente.

Era uma construção moderna, imponente, toda em concreto aparente e muito vidro. 

Não sabíamos que tipo de culinária eles ofereciam, muito menos se era bom ou ruim, mas como não tínhamos muita escolha fomos até lá.

Ao chegar descobrimos que o restaurante da esquina se tratava do famoso La Mar cebicheria, um restaurante de culinária peruana contemporânea com filiais em diversas cidades do mundo. 

A proposta desse restaurante é divulgar a culinária peruana no mundo. Achamos interessante e resolvemos experimentar.




Ao entrar a bela característica transmitida pela fachada se confirmou. Os amplos salões com pé-direito altíssimo transmitia a sensação amplitude e modernidade.

Ao chegar à mesa o cardápio enorme nos assustou pela quantidade de opções, dessa forma pedimos ajuda aos universitários, nesse caso o simpático garçom que nos atendeu.

Logicamente a estrela do cardápio são os cebiches. Mas o restaurante não faz feio nos outros pratos. Tem para todos os gostos.

Enquanto decidíamos pelo nosso almoço chegou à nossa mesa uma fofa cortesia da casa: Cestinha com lascas de arracacha chips (mandioquinha), platano chips (banana da Terra) e yuca chips (mandioca), todas crocantes e acompanhados por dois potinhos com molhos Guacaina e Salsa iguascas.



Não preciso dizer que foi devorada imediatamente! Estava realmente incrível. Se a refeição parasse por ali, eu já seria muito feliz.

Mas não parou e os comilões aqui resolveram comer de verdade.

Para mim:

+ Steak de atum (42.800) - a la parrilla con la pimenta negra, glaseado con una salsa nikei de moras y acompanhado de um cremoso pure de arracacha. Um super atum (eu disse SUPER), com um delicioso molho de amora e purê de batata baroa (ou mandioquinha). Um prato de comer rezando.


Para o marido:
+ Chaufa La mar (35.800) - Um generoso arroz chaufa con todos los mariscos al mejor estilo chifa. 


O arroz chaufa é uma fusão da comida chinesa e peruana. Chaufa quer dizer frito. Esse arroz foi inventado pelos chineses ajudantes de cozinha das chifas (restaurantes chineses no Peru) que no final do expediente misturavam o arroz branco aos ingredientes que sobravam dos outros pratos. Em outras palavras é o nosso "Arroz de P___"

Para acompanhar os pratos pedimos uma taça de Malbec. Como vocês sabem meus leitores, em se tratando de vinho, não sabemos harmonizar nada com nada. Só o que sabemos fazer é dizer o tipo de vinho que queremos tomar e aceitamos a opinião do garçom para a escolha. Nesse dia queríamos um tinto barato obviamente.



O marido amou, amou e amou o prato dele. Mas nem por isso deixou de me ajudar acabar com o meu. O fato é que os pratos são enormes e se você não é do tipo Rei Momo pode dividir tranquilamente um deles com alguém.



Fique certo que me esforcei, mas tive que deixar o espaço pára sobremesa. Difícil foi convencer o marido me ajudar na sobremesa depois de ter comido o dele inteiro e mais o que sobrou do meu.  

shot degustación
 
Depois de pesquisar nas outras mesas que doce pedir, fui democrática: Quero um  Shot degustación (20.800) composto de pie de limón (pavê de limão), arroz con leche (arroz doce), derrubado de guanabana (doce de graviola) e arequipe (doce de leite). Acertamos na escolha. Todos, sem exceção, estavam uma delícia e vieram em quantidade suficiente para não enjoar.

E para finalizar, um cafézinho como digestivo.


 
Pagamos a conta e fomos fazer nossa digestão caminhando pelo bairro e apreciando os artistas de rua que são um espetáculo à parte!
 


Até o próximo post

Um comentário:

  1. Muito blom o blog.Amei as publicações da gastronomia colombiana.Pretendo ir em breve a Bogotá e gostei muito do que li aqui.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover