terça-feira, 23 de outubro de 2012

Modena - Itália

Resolvemos republicar um post antigo que haviamos publicado no site Little Italy dos Destemperados. Aí está.
 
Modena é uma cidade de 200 mil habitantes localizada na região da Emilia Romagna que é centro gastronômico da Itália e região de terras férteis de onde vêm os ingredientes mais clássicos da cozinha italiana tais como o queijo parmesão, o presunto de Parma, o vinagre balsâmico e o molho à bolonhesa. (Ufa!)
A arquitetura da cidade tem características similares a sua vizinha, Bolonha. Seus pórticos e edifícios de cor terracota são traços marcantes desta região.
 
FOTO 1
Modena, para os Italianos, é sinônimo de carros velozes já que as fábricas da Ferrari, Lamborghini e Maserati estão instaladas nos arredores da cidade. A fábrica da Ferrari, inclusive, é aberta a visitação. 
Os filhos mais famosos da cidade são o tenor Luciano Pavarotti e o Aceto Balsâmico di Modena!
Infelizmente, nós brasileiros, sempre visitamos as mesmas cidades na Itália. E digo, cada cantinho desse país tem algo incrível a oferecer, principalmente em se tratando em gastronomia.
 

FOTO 3

A Emilia Romagna é um deles e visitar Modena tem muitas vantagens. Uma delas é que a cidade não é um grande centro turístico como Milão, Roma, Florença, no entanto faz o viajante sentir a verdadeiro espírito Italiano ao passear sob seus pórticos.
A nossa história com Modena começou quando eu e o marido estávamos voltando de uma viagem à Áustria e Alemanha e resolvemos parar para almoçar na cidade.

Saiba tudo sobre a região da Emilia Romagna no blog “a Bolonhesa

A comida do dia-a-dia do povo italiano tem uma grande vantagem: a simplicidade.

Eles conseguem fazer milagres muitas vezes apenas com três ou quatro ingredientes. Era disso que estávamos precisando depois da orgia alimentar que acabávamos de fazer.
Depois de muito procurar avistamos uma pequena lojinha misto de cafeteria e mercearia de produtos orgânicos chamada Caffetteria dal cinque al sei.
Um quadro negro na porta informava o cardápio do dia.
O lugar era interessante e a comida preparada na hora. Nos animamos e entramos.
Ela está localizada na Piazza XX de setembro. No inverno instalam uma pista de patinação no gelo que confere uma atmosfera natalícia ao local e as crianças fazem a festa.

FOTO 4 
O interior da Caffetteria também é curioso.
Na entrada um grande quadro de cortiça com panfletos, classificados e notícias.

FOTO 5


Ao lado uma tábua de passar roupa de madeira apoia os jornais à disposição dos clientes.
 
FOTO 6

Há também serviço de internet (paga) e wifi grátis. Sim você leu isso mesmo! Wifi grátis!
Junto ao balcão, produtos orgânicos a preços honestos. Tem de tudo um pouco. Frutas, legumes, vinhos, sucos, alguns doces e salgados.
 
FOTO 8

FOTO 7

Já mortos de fome começamos a fazer os pedidos. Apesar de não haver muitas opções por causa do horário, a dona do local nos ajudou muito com sua boa vontade e criatividade.

Para beber pedimos um vinho branco orgânico da casa feito de uvas Pignoleto. Estava tão bom que fiz questão de perguntar o tipo de uva. Coisa que não tenho o hábito de fazer.

FOTO 9
A casa tinha sopa para entrada. Topamos!
O marido ficou com a Sopa de Orzo que é uma massa alimentícia italiana obtida a partir da cevada e se assemelha muito ao arroz.


FOTO 11
Eu fiquei com o Minestrone que é literalmente o sopão dos italianos. Leva muitos legumes, feijão e às vezes arroz ou pasta.
Ambos estavam ótimos! Vinham acompanhados de um pão integral biológico maravilhoso.


FOTO 10

Close no jogo americano de papel reciclado. Consciência ecológica total.
Para prato principal eu queria comer PASTA! Já tinha comido carne de porco e chucrute demais na Alemanha. Infelizmente àquela hora a casa só tinha um tipo de pasta para servir: Gnocchi.
Novamente a dona, super atenciosa, nos sugeriu duas opções de molhos diferentes: Pesto e ao sugo.
Cara... confesso que fui toda animadinha no pesto mas quando provei o gnocchi ao sugo MORRI!
Sabe aquele molho feito em casa com o maior amor do mundo? E ainda por cima com os maravilhosos tomates italianos? Então esse molho era assim!
Na verdade era muito melhor do que isso!
Para completar a massa do gnocchi estava super leve.
O prato estava dando de 1000 a zero em qualquer restaurante mais caro do mundo!

FOTO 12
Vale esclarecer que o pesto também estava muito bom!
Pesto feito na hora com basilicão, pinoli e parmigiano reggiano legítimos é a certeza de sucesso!

FOTO 13

Depois desses dois pratos maravilhosos, teoricamente minha refeição acabou por aqui. No entanto o marido, não satisfeito e empolgado, continuou querendo comer mais produtos orgânicos.
Ele cruzou o olhar com uma foccacia de espinafre que estava olhando para ele lá do balcão e pediu a dona do local para acrescentar uma fatia de presunto de Parma e aquecê-la. Desejo atendido.

FOTO 14

Olha, estava tão boa que vou dizer que não foram um, mas duas foccacias (lógico que não resisti e dei uma mordida).
Para finalizar só lhe restava o gnocco frito. Ao chegar à mesa, surpresa! Igualzinho ao nosso pastel, porém, não tão crocante.

FOTO 15

Enquanto isso o papo fluía de uma maneira muito gostosa.
A dona nos contou que alguns chefs de cozinha, que vão à cidade fazer cursos na famosa Osteria Francescana, almoçam ali e elogiam muito sua comida.
Acreditamos de verdade!
Pagamos a conta de 40 euros e saímos satisfeitos pelos pórticos de Modena à caça de um gelato para sobremesa. Estava frio, mas quem se importa?
Caffetteria dal cinque al sei
Piazza XX settembre, 5/6 – Modena – Itália
Tel: 059.219293
e-mail
caffeteriadal5al6@gmail.com

2 comentários:

  1. Oi Dani,

    Quando aqui dá uma esfriadinha eu também adoro um minestrone e não rejeito nunca um bom prato de gnocchi. Dá para ver que o pesto é fresco; quando é aquele de supermercado é verde demais. :)

    Aliás, vai chegando o inverno... a única coisa que me consola é que é uma estação ótima para ficar em família abraçadinho.. rs!

    Beijocas para você,

    Babi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi,
      Cada vez que vou à Itália ganho 2Kg! Amo essa comida.

      Excluir

Booking.com
Pin It button on image hover