quarta-feira, 21 de agosto de 2013

15 dicas de como pedir um café na Itália

Na Itália, tomar café é um ritual e existem diferentes maneiras de prepará-lo.

Expresso é um dos cafés que podem ser preparados no bar por uma  máquina especial.

5166613463_55004183a3

fonte: AQUI

Como já falei neste post AQUI, em casa, os Italianos possuem uma cafeteira chamada Moka que faz um café menos forte que o expresso mas ainda muito saboroso.

5551648392_b46926d6c9

fonte: AQUI

De qualquer forma, é muito fácil pedir um café em um dos vários de bares Italianos evitando o que seria para os italianos uma gafe.

Para você ter uma verdadeira experiência de degustação de café na Itália basta  seguir essas 15 dicas.

1- Na Itália o café expresso é bebido no café da manhã, depois das refeições, nas pausas no trabalho ou seja, basicamente a todo momento.

Para entender melhor os tipos de café italiano leia esse post AQUI

2- Se você não se decidiu entre expresso e cappuccino, existe uma solução para você: o Caffè Macchiato. Esse tipo de café é servido com um pouco de leite em uma xícara tamanho normal, como se fosse um mini cappuccino.

expresso_II

fonte: AQUI

3- Quando você estiver em um bar não peça “um expresso”. Se pedir desta maneira os italianos não vão entender o que você quer. Apenas peça “um café” e o balconista saberá o que você quer.

4- Provavelmente a xícara de café virá acompanhada de um copinho d’água. Beba a água ANTES. Ela ira limpar sua boca e prepará-la para receber o sabor do café.

1148899_1405252233023105_1219710706_n

fonte: AQUI

5- O café expresso é realmente forte e concentrado. Tenha cuidado e não beba mais que 3 ou 4 doses por dia.

6- Como já falei em vários outros posts (e não custa lembrar) os italianos só bebem cappuccino no café da manhã e geralmente acompanhado por um brioche (ou corneto dependendo da região). NUNCA depois da pizza ou jantar. NUNCA à noite.

7- Beber um café em um bar com alguém é uma maneira de socializar: Beba com amigos, colegas de trabalho, ou mesmo quebrar o gelo e começar a paquerar.

8- Muitos italianos costumam fumar depois de tomar um café, e como! Para eles esse ato passa uma imagem romântica como nos filmes. Prepare-se para a odor de cigarros.       

9- Beba café em pé no balcão ou o balconista vai te cobrar 3 vezes mais.

PC273509_thumb

10- Máquinas automáticas de café (que funcionam com moedas): Para os italianos, o que saí dali é apenas água suja. Talvez para o nosso gosto seja apropriado. Não é tão forte quanto o café italiano e nem tão fraco quanto o americano (eca). Mas ir à Itália e tomar café de maquininha só em emergência não é?

11- Se você quiser fazer algo como os vovós italianos, ou curte uma birita, peça por Caffè Corretto. É um expresso preparado com um pouco de grappa ou qualquer outra bebida alcoólica.

12- No verão, quando os termômetros marcam aproximadamente 40 graus, peça por
Caffè Shakerato que nada mais é um café + gelo  misturados em uma coqueteleira e frequentemente servido em um copo de Martini.

images

fonte: AQUI

13- Nas cidades grandes como Milão, Roma e Turim você pode encontrar muito outros tipos de café como por exemplo como Café Ginseng ou Mocaccino feito com chocolate quente, cappuccino e nata. Em geral os italianos não consideram a existência dessas variáveis mas se você estiver curioso, vai fundo.

14- As xícaras ficam no alto das máquinas de café para se manterem quentes e consequentemente poderão chegar até você com um vapor. Se você não gosta desse aspecto peça seu café no copinho copo de vidro. Para isso basta pedir "Caffè al Vetro". Pegue o copo pela base que está sempre frio.

2012935_ba8ad7aff6

fonte: AQUI

15 – Você irá encontrar vários artigos sobre café e dezenas de gráficos informativos com diversos tipos deles. De qualquer forma quando o balconista te olhar, esteja certo que ele estará com pressa então se lembre que o pedido mais simples é o que você pode fazer de melhor.

Peça assim:

- Um café (para expresso);

- Um Cappuccio (se fala “'caputio” para cappuccino);

- Um Macchiato (se fala makiato);

E assim por diante.

Espero que tenha gostado.

Curta nossa fanpage no facebook

2 comentários:

Booking.com
Pin It button on image hover