quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ristorante L’arcangelo – Roma – Itália

Escrito por Dani Bispo

Uma das missões que me dei em Roma foi achar um bom restaurante para comer “um bello” molho alla carbonara.

Só que a inteligente aqui durante as pesquisas pré-viagem, não se focou no assunto e, resultado, não tinha dicas de restaurantes para comer tal prato.

A solução foi pesquisar rapidamente no celular um lugar nas imediações do Castelo Santangelo pois esse era o destino do dia.

Foi assim que chegamos até o Ristorante L’arcangelo, um restaurante italiano que brinca  com as receitas clássicas dando uma nova interpretação a elas.

Achei de cara o salão muito aconchegante e logo deu para notar a diferença entre um restaurante e uma trattoria.

Ao sentar recebemos uma minestra di cavolfiore, uma gentileza do chef.

Sopa de Couve Flor, pó de café, pão e caramelo ao cominho.

Close na querida:

Notamos em vários restaurantes nessa viagem que estão servindo as refeições nesses pratos enormes com o centro menor e mais fundo.

Era cedo e ainda não estávamos morrendo de fome então deixamos de lado o antepasto. O que também foi um bom negócio uma vez que os pratos custam mais que nas trattorias.

Os pratos de carne por exemplo custavam na faixa de €22,00.

O marido pediu um Rigatoni all’amatriciana con i pomodori del “piennolo” (€13,00) – Massa tipo rigatoni com molho tipo amatriciana.

Mas uma vez lembro, se você não sabe do que se trata os molhos que falamos aqui te aconselho a ler o post O que comer em Roma - Introdução às Comidas Típicas Italianas e fique expert em cozinha Romana.

A sobrinha comilona pediu um Cannelloni di pasta fresca, della Tradizione (€13,00)

E eu enfim consegui comer o meu Pennoni rigati alla Carbonara (€13,00)

O marido adorou o seu prato e a Isabelle também, apesar de ter reclamado da quantidade.

Confesso que fiquei decepcionada pois não era propriamente o molho a carbonara que desejava. Não que não estivesse bom, estava ótimo mas o fato é que eles usam panna (nata) na receita o que deixa o molho, podemos dizer, cremoso.

A massa também estava al dente demais para o meu gosto, mas já li que para servir esse tipo de molho o ponto da massa tem que ser esse.

Eu de fato esperava uma receita mais tradicional com o ovo e a pimenta mais presente junto à massa. De qualquer forma valeu e a experiência pois tive a chance de saborear uma nova interpretação para a receita e apesar de não ser o que eu estava esperando os pratos tinham muito sabor.

O restaurante oferece ainda um menu completo composto de antepasto, primeiro e segundo pratos e sobremesa por €50,00.

L'arcangelo

Dispensei a sobremesa e pedi um café que chegou nessa xícara fofa daí de cima. É muito claro como o restaurante se preocupa com os mínimos detalhes. Os carrinhos em cima da cada mesa não são nosso tá?

Pedimos a conta e fomos comer nossa sobremesa do outro lado da cidade.

Aproveito para deixar aqui algumas sugestões de locais em Roma para comer um delicioso molho alla carbonara que encontrei no blog italiano La cuochina sopraffina, ótimo para aprender as receitas.

- Da Cesare al Casaletto - Via del Casaletto 45 – Esse é um pouco afastado do Centro de Roma, mas basta pegar o tram 8 na Piazza Venezia e ir até o final da linha. Eu já ouvi falar muito bem desse restaurante.

- Trattoria Da Tonino - Via Del Governo | 18-19 – Esta trattoria fica bem no Centro, próximo ao Gueto. Tentamos ir em janeiro mais estava fechada para férias. Li que é simples mas ótima, tem inclusive fila na porta mas vale a pena esperar.

- Il Checchino - Via di Monte Testaccio, 30 – Em Testaccio bem próximo ao Centro, acessível pela estação de metro Pirâmide.

- Flavio al Velavevodetto - Via di Monte Testaccio, 97 – Também em Testaccio, muito próxima a Il Checchino. Já li que é umas das 10 melhores trattorias da cidade.

- Trattoria Tanto pe’ magna’ alla Garbatella - Via Giustino de Jacobis, 9/15 – Não está no Centro da cidade mais segundo o google maps dá para ir de metro.

- Il Quinto Quarto a Ponte Milvio - Via della Farnesina, 13 – perto da Ponte Milvio. Também afastado do Centro, mas acessível de metro e ônibus.

- Armando al Pantheon –  Salita dè Crescenzi, 31 - Essa nós visitamos! Apesar de não ter pedido pasta alla carbonara o local tem uma comida deliciosa. Em breve falarei dela em outro post. Praticamente em frente ao Pantheon acho que vale muito a visita.

Se você já foi a alguns desses conta pra gente?