sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O que comer em Berlim - Alemanha - Introdução às comidas típicas Alemãs.

Escrito por Dani Bispo

Adivinha onde estamos?

Nunca escondi que ADORO viajar pela Alemanha no entanto nunca tinha vindo à Berlim. Este verão a cidade não poderia me escapar.

Acompanhe nossa trip pelo instagram (@comerecocar).

Berlim está localizado no estado de Brandemburgo no norte da Alemanha.

Como na maior parte da Alemanha, culinária da região é baseada na terra e consequente muito simples.

Apesar da batata ser um dos ingredientes mais importantes outros produtos agrícolas como aspargo, couve, feijão e beterraba por exemplo são bastante comuns.

As florestas locais fornecem castanhas e cogumelos.

 800px-Berlin_Brandenburger_Tor_Nacht

fonte Wikipédia

Dada a quantidade de lagos e rios no estado, os peixes também tem um papel importante na culinária local.

Aconselhamos - como introdução - você dar uma lida no post

O que comer em Munique? - Alemanha - Introdução às comidas típicas da Baviera.

Lá tem a explicação de como entender vários termos em Alemão que poderá te ajudar a escolher vários pratos.

Reserve AQUI seu hotel em Berlim

Ahh não posso deixar de mencionar que a proximidade com a floresta de Spree faz de Berlim a terra do pepino. Os “picles da floresta de Spree” (cebolas, vinagre branco, louro, cravo-da-índia, açúcar, sal, folhas de uva, sementes de mostarda e endro) é venerado pelos locais.

  Entradas (Vorspeisen)

 

+ Mett ou Hackepeter: é um prato típico alemão feita a base de carne de porco crua e com outros temperos fortes. Na verdade um steak tartar.

fonte foto: AQUI

 

 

 

images+ Leberwurst: Uma salsicha feita de fígado de porco, carne  de vitela, gordura e temperos incluindo pimenta preta, manjerona, pimenta, tomilho, sementes de mostarda, ou noz-moscada. Muitas regiões da Alemanha têm receitas diferentes para liverwurst.

fonte foto: AQUI

 

 

3208402735_b24723ca23_z+ Kartoffelpuffer: panqueca feita de batata e cebola raladas. Diferente da Batata Rosti suíça, não leva farinha nem ovos em sua preparação. Acompanha pratos agridoces à base de carne e até como sobremesa, servida acompanhada de purê de maça ou geleia de frutas vermelhas. São servidas como acompanhamentos lanches ou aperitivos. Encontramos variações salgadas ou doces.

fonte foto: AQUI

 

Rollmops_01_retouched+ Rollmops: filé de arenque enrolado em forma cilíndrica em torno de um pedaço de pepino ou de um pedaço de cebola ou de uma azeitona verde, tudo em conserva. Os pedaços são segurados juntos com um ou mais palitos de picolé ou de dentes.

fonte foto: AQUI

 

 

schmalz+ Schmalzstulle:  sanduíche composto de pão de centeio, banha de porco (acredito que igual ao lardo da colonata) e picles.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Sopas (Suppen)

375434774_5d80b40960+ Bohnensuppe: Sopa de feijão geralmente composta de feijão branco, bacon ou presunto, feijão verde, aipo, cenoura, alho-poro, cebola, raiz de salsa, batata, manjerona, tomilho, louro, folhas de salsa, manteiga, farinha, sal e pimenta.

fonte foto: AQUI

 

 

feine-kartoffelsuppe-mit-croutons+ Kartoffelsuppe: Tradicional sopa de batata Alemã.

fonte foto: AQUI

 

 

 

4409580820_c675f32f18+ Linseneintopf: Sopa de lentilhas. normalmente leva também azeite, a cebola, manjerona, alho-poro, batata, cenoura, linguiça, frango, carne ou caldo vegetal, vinagre balsâmico, pimenta e sal.

fonte foto: AQUI

 

 

berliner-loeffelerbsen+ Löffelerbsen: Sopa de ervilhas à moda de Berlim.  O principal ingrediente para este caldo grosso é um tipo de ervilhas amarela, descascados e cozidos junto com outros componentes como: batatas, toucinho defumado ou carne de porco, cebolas, verduras, manjerona, louro, sal e pimenta.

fonte foto: AQUI

190220-960x720-leichte-gurkensuppe+ Gurkensuppe: Sopa de pepino. Vi na internet que pode ser consumida fria e vi também receitas com iogurte. Acho que lembra o Caçik (ou a grega Tzik), uma comida turca que eu amoooo e já falei AQUI.

fonte foto: AQUI

 

 

Saladas (Salate)

115482-960x720-gurkensalat-mit-dill+ Gurkensalat mit Dill: Salada de pepino, endro, azeite, vinagre, cebola e pimenta moída. Às vezes leva iogurte. É leve, saborosa e vai bem, especialmente com pratos de carne.

fonte foto: AQUI

 

 

herring-salad-10-10-750x549+ Herring Salad: salada com arenque, maçãs, picles, azeite, vinagre, creme de leite, maionese, pimenta e sal. É comum variações de ingredientes.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Principais acompanhamentos (Beilage)

+ Bratkartoffeln: Batatas fritas normalmente temperadas com sal, pimenta, cominho e manjerona, alecrim e às vezes alho. Este prato pode ser servido sozinho ou acompanhado de ovos mexidos, salsichas, arenque cru ou frito. Constitui também um ótimo acompanhamento para uma grande variedade de pratos de carne e vegetais, sendo muitas vezes servido no café da manhã.

fonte foto: AQUI

kartoffelsalat+ Kartoffelsalat: A tradicional salada de batata feita de batatas cozidas e outros ingredientes. A princípio,  pode ser com ou sem maionese. A maioneses também pode ser substituída por iogurte. Em Berlim pode ser adicionado picles de rabanete ou cebola picadinha.

fonte foto: AQUI

 

 

img_8181-1038x576+ Sauerkraut - Chucrute em Alemão. É uma conserva de repolho fermentado no vinagre. Muito gostoso. Acompanham a maioria dos pratos principalmente os de salsichas.

fonte foto: AQUI

 

Pratos Principais (Hauptgerichte)

 

Eisbein_600+ Eisbein mit sauerkraut : O eisbein (ou joelho de porco) com sauerkraut (ou chucrute) é um clássico. A receita, vai à mesa tradicionalmente acompanhada por um purê de peras (o erbsenpüree) ou batatas.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Ganzes_Hendl_SM-295x221+ Hendl: Frango assado, aquele mesmo da padaria. Geralmente servido nos beergardens.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

img_20130224_171203+ Hoppelpoppel:  Batatas assadas assadas, linguiça e ovos mexidos. Podem ser acrescentados pimentões verdes, cogumelos e queijo derretido na receita.  É um prato simples de Berlim.

fonte foto: AQUI

 

 

1156329695+ Jägerschnitzel: Esta é uma variação do schnitzel que é preparado de carne de vitela ou de porco e servido com um molho de cogumelos.

fonte foto: AQUI

 

 

 

rezept-berliner-kalbsleber-quot-unsere-art-quot-bild-nr-2+ Kalbsleber ou Berliner Kalbsleber: Fatias de fígado são passadas na farinha salteadas na manteiga e cozidas. Os anéis de cebolas  Os anéis de cebola são dourados na mesma panela junto com as maçãs. Para acompanhar o prato, é costume oferecer até purê de batatas e cenouras, repolho roxo ou alface.

fonte foto: AQUI

 

recipe pic+ Kasseler Rippchen: são costeletas de porco (cortes de lombo de porco) defumadas e curadas em uma salmoura de sal. Geralmente servidos com sauerkraut e purê de batatas ou repolho roxo e couve (couve). 

fonte foto: AQUI

 

koenigsberger-klopse+ Königsberger Klopse: São almôndegas que levam carne de porco, de boi ou de vitelo, pão branco, cebola, anchovas, ovo e temperos. São cozidas rapidamente em caldo de carne e, então, refogadas na manteiga com cebolas e alcaparras. Servidas com molho leva creme de leite e acompanhadas de uma porção de sauerkraut (chucrute).

fonte foto: AQUI

matjes+ Matjes: feito de filé de arenque temperado com vinagre, sal, louro e  cebola.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

rinderschmorbraten_(1)+ Rinderschmorbraten ou Berliner rinderschmorbraten: É um assado de carne bovina. A carne, temperada com louro, cravo-da-índia, tomilho e mostarda, vai ao forno com cenoura, vinagre e cerveja de tipo weissbier e o molho pode ser encorpado com creme de leite e extrato de tomate. Costuma ser servida fatiada, regada pelo molho e acompanhada por batatas, ervilhas e cenouras.

fonte foto: AQUI

654725-960x720-berliner-rinderbrust+ Rinderbrust Berliner Art (Beef Brisket Berlin style): carne de boi, (peito) cozido em uma mistura de água cebola, temperos verdes, pimenta, sal, alho e folhas de louro. Quando o peito está macia, é desossada e arrumada em um prato de servir sobre algum molho (molho de raiz-forte) e, geralmente, acompanhada de batatas cozidas e saladas de vegetais frescos ou pickles. Prato muito comum em Berlim.

fonte foto: AQUI

IMG_7000+ Rouladen: um enroladinho de carne. É geralmente composto de bacon, cebola, mostarda e picles envolto em fatias finas  de carne que depois é cozido.

fonte foto: AQUI

 

 

wiener schnitzel holstein+ Schnitzel Holstein: carne de cordeiro empanada servida com ovo frito.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

rotkraut+ Wildschweinbraten: Pernil de javali, depois de temperado e marinado por dois dias em vinagre, especiarias, cebola e açúcar, é assado com vinho tinto. Serve-se acompanhado do molho engrossado com pão, batatas, couve roxa ou sauerkraut (chucrute).

fonte foto: AQUI

 

Zwiebelfleisch+ Zwiebelfleisch: é um tradicional cozido feito e encontrado em quase todos os restaurantes locais da cidade de Berlim. Consiste em carne de cordeiro, cebola e temperos como sal, pimenta, alho e cominhos. Depois que o caldo for reduzido é adicionado farinha de rosca à panela para fazer o ensopado mais grosso.

fonte foto: AQUI

 

Doces/Sobremesas (Desserts)

Arme Ritter 1+ Armer Ritter: A versão francesa para as French Toast. Talvez alguma coisa parecida com a nossa rabanada

fonte foto: AQUI

 

 

 

IMG_4205+ Berliner Pfannkuchen ou Krapfen: é uma massa frita, parecida com a dos sonhos de padaria, recheada com creme inglês espesso, chocolate ou geleia e coberta de açúcar de confeiteiro. Já falei dela no post de Munique pois esse doce é muito popular no país; Muito consumido no café da manhã.

fonte foto: AQUI

 

EierkuchenMitApfelmus_1-1024x593+ Eierkuchen ou Pfannkuchen: são panquecas feitas de ovos, leite e farinha, que são cozidos em uma panela. Geralmente servidas com geleia e açúcar.

fonte foto: AQUI

 

 

147680-960x720-amerikaner+ Amerikaner: são biscoitos finos feitos com farinha de trigo, açúcar, ovo, gordura, leite ou água, e fermento.

fonte foto: AQUI

 

 

 

rote-grutze-mit-vanillecreme+ Rødgrød ou Rote Grütze: É um pudim feito com frutas vermelhas frescas, juntamente com açúcar, agentes espersantes, sumo de fruta, e muitas vezes licores. Ele é frequentemente servido com chantilly ou um molho de baunilha.

fonte foto: AQUI

 

spitzkuchen+ Spritzkuchen: são bolinhos feitos de massa choux, polvilhado com açúcar em pó ou revestidos em fondant esmalte. São servidos com chá, café ou qualquer outra bebida não alcoólica e pode ser encontrada em supermercados, bancas de rua ou em algumas lojas de doces especializadas.

fonte foto: AQUI

 

schwarzwlderkirsch-05+ Schwarzwälder Kirschtorte: Torta Floresta negra (cereja e chocolate).

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

 

 

IMG_4380+ Stollen - É um pão (doce) com massa fermentada recheado com frutas cristalizadas, nozes, passas, amêndoas, avelãs e castanhas. Diferencia-se do panetone pelo formado retangular e por ser mais massudo.

fonte foto: AQUI

 

 

Fast food

Wurst_Platte+ Bratwürst - É uma salsicha composta de carne de porco, vaca, vitela, cominho e manjerona. Muito vendida nas barraquinhas de rua acompanhadas de pão e mostarda ou nos restaurantes, acompanhada de chucrute. Típica da região de Nuremberg porém muito consumida em toda Alemanha.

fonte foto: AQUI

 

rezept-buletten-mit-bohnengemuese-auf-salzkartoffeln+ Buletten: Hambúrguer Alemão. Bouletten são uma especialidade Berlim, muitas vezes comido frio com mostarda. Eles também pode ser servido quente com ervilhas ou repolho roxo e batatas cozidas para uma refeição mais substanciosas.

fonte foto: AQUI

 

 

6565673697_52893b0aa1+ Bockwurst: Salsicha feita a partir da carne de vitela e porco (mais vitela que porco), temperada com sal, pimenta branca e páprica e envolvida por uma tripa natural. O processo defumado dá a salsicha um tom alaranjado e ela pode ser cozida ou assada. Boa para ser consumida com cerveja bock acompanhada de mostarda.

fonte foto: AQUI

640px-Currywurst-1+ Currywürst - Salsicha muito encontrada nas barraquinhas de rua vendida no pão ou acompanhada de batatas. É uma salsicha (normalmente Bratwurst) temperada com curry e ketchup. Dessa forma, perfeita para os amantes do spicy food ou comida picante.  É a principal comida de rua de Berlim.

fonte foto: AQUI

 

 

7-SAV137-strammermax-400x241+ Strammer Max: É um sanduiche aberto. Uma fatia de pão frito na manteiga e coberto com presunto e ovo frito.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Bebidas não alcoólicas (nicht-alkoholische Getränke)

1016_0+ Sportmolle ou Fassbrause: uma bebida não alcoólica alemã feita a partir de frutas e especiarias naturais e extrato de malte, tradicionalmente armazenadas em um barril. Tem cor de cerveja mas gosto de maçã.

fonte foto: AQUI

 

 

 

apfelschorle+ Apfelschorle: é uma bebida feita com suco de maçã (vinho - Spritzer) e água gaseificada.

fonte foto: AQUI

 

 

 

spezi_kiste_mit_20_glasflaschen_a_050l+ Spezi: Refrigerante feito com cola e refrigerante de laranja.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

Bebidas alcoólicas (Getränke Alkohol)

Berliner-Weisse+ Berliner Weiße: é uma cerveja de trigo de sabor ácido, alta fermentação, baixo teor alcoólico (cerca de 2,8%) , e uma cor escura leitosa.  Muitas vezes, é adoçado com xarope de framboesa (vermelho) ou aspérula (verde).

fonte foto: AQUI

 

 

images+ Rotkäppchen Sekt: vinho espumante, é uma bebida tradicional produzida na Alemanha desde 1894. Ele é especialmente popular nos Estados do leste.

fonte foto: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover