sábado, 16 de agosto de 2014

O que comer em São Francisco/Califórnia-Introdução às Comidas Típicas Americanas

Escrito por Dani Bispo

Enfim chegou as tão sonhadas férias.

Este ano resolvemos voltar aos Estados Unidos e conhecer um pouquinho da Califórnia.

Durante as pesquisas pré viagem descobrimos que podemos comer muito bem na Golden Cost, como também é chamada a região.

A Califórnia localiza-se  na costa oeste americana. O estado é limitado pelo oceano pacifico e tem o clima predominantemente mediterrâneo.

Devido a esses fatores climáticos a região é a maior produtora de hortifrúti dos país.

Além disso, a história de imigração no seu território proporcionou influências de outras nações.

640px-San_Francisco_Bay_aerial_view

Fonte: aqui

A cozinha típica californiana abusa dos peixes, frutas, legumes e sabores  das cozinhas chinesa, japonesa, tailandesa e principalmente mexicana. Também há destaque para os pratos vegetarianos.

Reserve AQUI seu hotel na Califórnia

Ah e não se esqueça de comer tudo isso acompanhado de excelentes vinhos afinal a região também é a maior produtora de vinhos do país.

Appetizers (entradas)

5313726018_a2f9094757+ Crab Rangoon: São aperitivos fritos. Massa de harumaki (rolinho primavera) recheada com uma combinação de creme de queijo, carne de caranguejo desfiada (pode ser enlatada), com cebolinha, e/ou alho.

Crédito foto: aqui

 

 

8086348504_d3a8a4c3f6

+ Dim Sum: Típico da cozinha chinesa, é uma espécie de tapas. São pequenas porções de pasteizinhos feitos de massa de guioza, harumaki ou wan tan cozidos no vapor ou fritos, de recheios variados. O nome quer dizer "que toca o coração", fofo não?

Crédito foto: aqui

 

 

Hangtown Fry Pic+ Hangtown Fry: Um tipo de omelete. A versão mais comum inclui bacon e ostras combinados com ovos e fritos juntos.

Crédito foto: aqui

 

 

 

dsc_52532+ Malfatti: Bolinhos cozidos de ricota e acelga. Uma espécie de gnocchi.

Crédito foto: aqui

 

 

 

250px-Sourdough_miche_&_boule+ San Francisco Sourdough Bread: É um pão trazido pelos franceses. Produzido em duas etapas: na primeira etapa faz-se a levedura  com a mistura de farinha e água. Ela será utilizada para aumentar o pão. Depois junta-se a levedura ao resto da farinha. O interessante é que o sabor do pão muda de acordo com a localização da padaria ou do lugar que foi feito pois cada local tem um ar diferente que influencia diretamente no desenvolvimento da levedura.

Embora tradicionalmente servido com mariscos ou frutos do mar pode ser servido com a maioria dos pratos, incluindo carnes vermelhas e aves.

Crédito foto: aqui

Soups (Sopas)

640px-Cioppino+ Cioppino: Considerado um prato de influências italianas pode-se considerar como uma caldeirada de frutos do mar. Os ingredientes usados são  caranguejo Dungeness, mariscos, camarão, vieiras, lulas, mexilhões e peixe. O molho é feito com tomates frescos e vinho, e servido com pão torrado, seja Sourdough Bread ou baquete.

Crédito foto: aqui

 

2250673038_e592112423+ Clam Chowder: Um creme feito de  mariscos (vongole) batata, cebola e aipo. Tradicionalmente servido às sextas-feiras dentro do Sourdough Bread.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Salads (Saladas)

20120318_160022_0006+ Celery Victor: Preparado com o “coração” do aipo cozido no caldo de vitela ou frango, marinato no vinagre e adicionado em seguida pimentas suaves e servido sobre Alface.

Crédito foto: aqui

 

 

CrabLouie1+ Crab Louie: Salada de carne de caranguejo (preferencialmente Dungeness Crab) . Os ingredientes principais são carne de caranguejo, ovos cozidos, tomate, aspargos, pepino, servido sobre folhas de alface com molho Louie (maionese, molho de pimenta e pimentão) servido à parte. Outros ingredientes como azeitonas e cebolas também podem incluir a receita. Crédito foto: aqui

 

640px-Green_goddess_dressing+ Green Goddess Dressing: Típico molho para salada. Contém maionese, creme de leite, sour cream (creme azedo), cebolinha, anchova, estragão, suco de limão e pimenta.

Crédito foto: aqui

 

 

ED_JoesSpecial+ Joe’s Special: uma mistura de carne, cebola, espinafre e ovos. Não é propriamente uma salada, parece mais um omelete de espinafre. Muito consumido no café da manhã.

Crédito foto: aqui

 

 

4499233088_4e4142dd1e+ Warm Goat Cheese Salad: salada com berinjela, abobrinha, queijo de cabra, azeite, vinagre balsâmico, pimenta, ervas e especiarias. Não é um prato típico no entanto é muito consumido na cidade.

Crédito foto: aqui

 

 

Main courses (pratos principais) 

RedArrowChopSuey+ American Chop Suey: Macarrão à bolonhesa à moda americana. É chamado assim pois o molho de carne leva alguns legumes como brotos de feijão, repolho, cebola e aipo e ainda pimenta.

Crédito foto: aqui

 

 

P5067051+ Califórnia Ribs – Temperado com suco de limão e acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta. Muito comum em Los Angeles .

 Crédito foto: aqui

 

 

 

Grid005+ BBQ Oyster: Churrasco de ostras que são previamente temperadas com suco de limão, molho de pimenta e molho inglês.

Crédito foto: aqui

 

 

 

wpid-1352309884385+ Chicken Jerusalém: Peitos de frango com cogumelos e alcachofras assados em um molho de vinho branco. Servido com arroz de açafrão e legumes.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Pan Fried Rex Sole 8+ Pan Fried Rex Sole: Rex Sole é uma espécie de linguado muito consumido empanado.

Crédito foto: aqui

 

 

 

petrale_sole_with_lemon_butter_sauce+ Petrale Sole with Lemon Butter Sauce: Outra espécie de peixe branco consumido com um molho de limão e manteiga. 

Crédito foto: aqui

 

 

 

texmex-calzones-ck-1880021-l+ Tex Mex – Burritos, fajitas e guacamole. Esse prato mexicano que ganhou muito espaço na região e, hoje é facilmente  encontrado nas redes de fast food e restaurantes especializados em comida mexicana com tempero californiano. Aliás São Francisco é a terra do Burrito.

Crédito foto: aqui

 

 

casamento-fried-oyster-loaf-300x200+ San Francisco Oyster Loaf: Um sanduiche de pão recheado com ostras fritas.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Desserts (Sobremesas)

blueberry-pie-slice-2-sm+ Blueberry pie: Torta de mirtilos. Muito consumida no verão pois julho e agosto são os meses de colheita.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Custom Fortune Cookie4+ Fortune Cookie: Os biscoitinhos da sorte orientais (aqueles que vem com um recadinho dentro) foram “criados” São Francisco (já existia outro no Japão porém com uma receita diversa). São feitos com farinha, ovos, açúcar, baunilha e manteiga.

Crédito foto: aqui

 

Its-It-Ice-Cream-opened-web-300x199+ IT'S-IT Ice Cream: Um sanduíche de sorvete feito com dois biscoitos cobertos de chocolate. Existem outras marcas além desta.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Leia também Europa e Califórnia Trip 2014

Fast food

 

Mission-Burrtio-Ready-to-Eat+ Mission burrito (ou São Francisco Burrito): O burrito tradicional é um pão tipo folha (wrap) enrolando um recheio de carne, arroz, feijão,  legumes, guacamole etc. O burrito São Francisco difere do tradicional pois além de maior vem embrulhado em uma folha de papel alumínio que serve para garantir que o burrito não quebre devido ao seu tamanho. O recheio contém arroz em estilo mexicano, feijão preto, e uma escolha de carnes que variaram de carne assada, pedaços de porco e frango ensopado ou grelhado. Além disso tudo ainda leva molho (taco sauce), queijo, creme de leite e às vezes algumas fatias de abacate ou guacamole.

Crédito foto: aqui

Bebida (drink) 

guide-to-zinfandel-wine+ Zinfandel: Zinfandel é uma uva tinta da família das Vitis vinifera conhecida na Europa como Primitivo. Foi levada para os EUA por imigrantes Italianos e seu cultivo se tornou muito popular na Califórnia.

Crédito foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover